Ponto e Vírgula 27/09/2023

Ponto e Vírgula 27/09/2023

Sobe - FLIFS por, já no primeiro dia, atender expectativa de público e encantar estudantes.

Desce - Ministra Rosa Weber por ser favorável ao aborto até a 12ª semana.

Caminhos inovadores

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) apresentou a agenda dos quatro primeiros eventos que serão realizados na Bahia pela Fundação Índigo. Entre eles está a primeira edição do projeto "Caminhos Inovadores - Conversas e Reflexões sobre o Futuro", que será realizado na próxima quinta (28), no Olímpo Eventos, em Feira de Santana. "A ideia é replicar o projeto em outros lugares do Brasil, seja com a minha presença ou com outras lideranças partidárias, imprimindo, talvez, a principal tarefa do Índigo, que é exatamente refletir sobre os principais temas da atualidade, com uma visão aspiracional, procurando compreender quais são as expectativas, os desejos e os melhores caminhos para o futuro", afirmou ACM Neto.

Jerônimo e Alckmin

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se encontrou ontem (26), com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, para tratar sobre investimentos na Bahia. O encontro, em Brasília, contou com as presenças de Uallace Moreira, secretário do MDIC, e dos secretários Afonso Florence, da Casa Civil do Governo da Bahia e Manoel Vitório, da Fazenda do Governo da Bahia.

Jerônimo e Alckmin I

A Alckmin, Jerônimo ressaltou o interesse demonstrado por diversas empresas em investir no estado, a exemplo da BYD, na área de produção de veículos elétricos. Trouxemos o desenvolvimento da Bahia para a pauta do ministério. Juntos, discutimos uma nova política industrial e a atração de investimentos, explorando nossos potenciais, girando a economia e criando empregos para baianas e baianos", contou o governador.

Repasses

Rui Costa, ministro da Casa Civil, do presidente Lula (PT), afirmou que os municípios brasileiros não irão perder recursos. De acordo com o ex-governador da Bahia, é garantido que os repasses serão, no mínimo, "igual ao do ano passado". Questionado sobre a situação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Rui Costa foi enfático ao falar sobre o assunto. De acordo com ele, o chefe do executivo brasileiro está atento à situação.

Relação

Para o ex-prefeito de Feira, Zé Ronaldo (UB), a relação entre o prefeito Colbert Martins (MDB), e os vereadores está longe de ser boa. "Esta legislatura é bem diferente de todas as demais que já aconteceram na história da política de Feira. Realmente, a relação entre Executivo e Legislativo não é boa. O próprio prefeito fala. Os próprios vereadores falam. Eu acompanho isso muito mais pela imprensa. Eu já fui do Executivo e do Legislativo e cada um tem suas posições e caminhos a tomar. Mas, realmente a relação não é boa", declarou.

Infiéis

A executiva do PSOL na Bahia se reunirá nos próximos dias para discutir punições a filiados que não entregarem seus cargos na gestão Jerônimo Rodrigues (PT). Dentre outras penalidades, a sigla avalia expulsar ou suspender direitos políticos de quadros que não seguirem a determinação da nova diretoria pelo rompimento com o governo. Anunciada há pouco mais de uma semana, a decisão oficializou a saída do conselho político em torno de Jerônimo Rodrigues, uma coalizão que agora reúne 11 legendas.

Trem do subúrbio

Inevitável tema do debate eleitoral do ano que vem, a desativação do trem do subúrbio foi discutida pelo presidente do PL Bahia, João Roma, com o ex-prefeito de Salvador, João Henrique, em reunião na sede do partido. A questão interessa aos dois, que buscam solução para o problema. Roma é pré-candidato a prefeito e João Henrique, a vereador, no ano que vem. O ex-mandatário da capital baiana já manifestou publicamente o desejo de retornar à Câmara Municipal, onde começou sua trajetória política.

Transfobia

O Ministério Público Eleitoral solicitou a investigação por transfobia do deputado federal baiano Pastor Sargento Isidório (Avante). O pedido foi feito junto à Procuradoria Geral da República (PGR) e se refere a quando o parlamentar chamou a colega Erika Hilton (PSOL) pelo pronome masculino: "meu amigo". Segundo a procuradora Raquel Branquinho, Isidório teria cometido violência política de gênero. Anteriormente, Erika Hilton já tinha entrado com uma ação contra Isidório e pediu reparação de danos. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 02 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/