Ponto e Vírgula 27/09/2025

Ponto e Vírgula 27/09/2025

SOBE - Feira de Santana, por ser sede da segunda escola de zootecnia do Brasil. 

DESCE - A prefeita Valéria Silveira (PV) e o vice Kayke Jardim (PSD), por terem mandatos cassados pela Justiça eleitoral sob a acusação de compra de votos.

Sugestão 

Objetivando contribuir na melhoria da qualidade de vida dos feirenses, no equilíbrio ambiental e na redução dos impactos climáticos, a Prefeitura de Feira de Santana deve promover a ampliação das áreas verdes do município, executando o plantio de árvores frutíferas em toda a cidade. Esta sugestão é do vereador e presidente da Câmara, Marcos Lima (União), que encaminhou indicação com a ideia ao prefeito José Ronaldo. Conforme defende, a iniciativa se configuraria em uma ação de grande relevância social, ambiental e de saúde pública: "O plantio destas árvores, além de embelezar e tornar a cidade mais sustentável e acolhedora, iria garantir maior cobertura vegetal nas vias públicas, praças e demais espaços urbanos".

Marcou presença 

A Câmara Municipal de Feira de Santana marcou presença na inauguração da nova unidade fabril do Grupo Soprema, multinacional francesa instalada no município. A Casa foi representada pelo diretor-geral, Fábio Rodrigues, que acompanhou a cerimônia realizada, ontem (26). O empreendimento, que deve gerar entre 150 e 200 empregos diretos, representa um investimento de aproximadamente R$ 160 milhões. Para a Câmara, a instalação de novas indústrias reforça a importância de Feira de Santana como polo de desenvolvimento econômico da Bahia e do Nordeste. A Soprema atua no setor de impermeabilização, isolamento térmico e acústico e já possui outras unidades em diferentes estados brasileiros. A chegada da empresa à cidade amplia o parque industrial local e fortalece a geração de oportunidades de trabalho para a população.

Cobrança 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), voltou a cobrar nesta sexta-feira (26), o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), um posicionamento sobre as denúncias do envolvimento do presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, com o PCC. Rueda é apontado como dono de aviões usados no transporte de chefes do PCC. Ele foi citado pelo piloto de um dos aviões, que durante depoimento à Polícia Federal, disse que teria conduzido pelo menos 30 vezes no avião de Rueda os criminosos identificados como "Primo" e "Beto Louco", líderes do esquema de lavagem de dinheiro do PCC no mercado financeiro e em postos de combustíveis.

Quarta eleição

Durante evento no Rio de Janeiro, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "já caminha para a quarta eleição". A declaração foi dada ontem (26), durante encontro sobre segurança pública promovido pela Comunitas. Motta destacou que Lula é o primeiro presidente eleito três vezes desde a redemocratização e disse que o país já vive um processo de reeleição. O deputado fez a observação enquanto tratava dos desafios da Câmara para avançar em pautas estruturantes. Entre elas, a proposta de emenda constitucional que cria o Sistema Único de Segurança Pública, com objetivo de integrar políticas e ampliar o financiamento do setor.

Justiça social 

O Congresso Nacional vai aprovar o projeto de lei do governo Lula que faz justiça tributária e social no Brasil ao zerar imposto para quem ganha menos e cobrar mais de quem ganha muito mais. A projeção é do senador Jaques Wagner (PT-BA), para quem o texto significa reduzir a desigualdade no país. Para Wagner, há votos hoje no Congresso Nacional para que o texto seja aprovado e se transforme em lei. O senador destacou ainda os impactos positivos da medida na economia.

Agora é oficial 

O ministro do Turismo, Celso Sabino, deixou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio foi feito na tarde de ontem (26), após reunião com Lula no Palácio do Planalto, em Brasília. Ele entregou a carta de demissão a Lula, atendendo à determinação do União Brasil, que exigiu a saída de seus filiados da Esplanada. Sabino deixa o cargo pouco mais de um ano após assumir a pasta, em julho de 2023. Ele disse ter interesse em manter diálogo com Lula e o União Brasil. Apesar do desligamento, Sabino continuará cumprindo algumas agendas ao lado do presidente, como a preparação para a COP30, que será realizada em Belém, em novembro.

Tarifa zero 

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), comentou, ontem (26), em entrevista ao Balanço Geral, sobre a possibilidade de implantar tarifa zero no transporte público da cidade. Segundo ele, a proposta depende de apoio direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista ainda destacou que o sucesso da iniciativa depende de uma política nacional. "Se vier o apoio do governo federal, como o presidente Lula está propondo estudar, com certeza teremos condições de avançar", completou.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 04 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/