Ponto e Vírgula 28/04/2023

Ponto e Vírgula 28/04/2023

Sobe - Adolescente feirense Raquel Lôbo por virar garota propaganda do The Voice Kids.

Desce - Atos de violência contra a mulher durante a Micareta de Feira.

Binho Galinha e Thiago Aquino

Nome hoje nacional, o cantor e compositor feirense, Thiago Aquino, deverá receber da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) a maior honraria da Casa, a Comenda 2 de Julho. Proposta nesse sentido foi apresentada pelo deputado estadual Binho Galinha (Patriota). Natural de Feira de Santana, Thiago Aquino é hoje a maior revelação musical da Bahia, no país. Com 24 anos, tem sua origem no bairro Queimadinha e com seu estilo próprio, carisma, muito romantismo e sofrência, conquistou milhares de admiradores nas plataformas digitais de músicas, a exemplo do YouTube, Facebook, Sua Música, Spotify e Deezer. As informações é do blog Bahia na Política.

Liberdade religiosa

Em meio à tramitação da Lei da Fake News, na Câmara dos Deputados, a bancada evangélica quer inserir no projeto garantias de que conteúdos postados por esses religiosos e seus fiéis não sejam derrubados por plataformas. De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, um dos temores dos religiosos é que conteúdos considerados ofensivos à população LGBTQIA+ sejam banidos das redes sociais.

Liberdade religiosa I

Lideranças evangélicas se reuniram na quarta-feira (26), com o relator do projeto, Orlando Silva (PC do B-SP), para negociar uma maneira de inserir o dispositivo no texto. Ainda segundo o jornal, elas avaliam que a ausência de menção à liberdade religiosa no texto traz risco grave à divulgação de suas crenças em redes sociais.

Tempestade

O governo Lula terá de enfrentar, em breve, uma "tempestade perfeita", avaliam lideranças do Centrão, no Congresso Nacional, que preevem turbulências para o petista com a série de CPIs que foram criadas nos últimos dias. Outro ponto de desgaste é a discussão sobre o novo arcabouço fiscal.

Tempestade I

Segundo o portal Metrópoles, a avaliação de parlamentares aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é de que esse cenário abre margem para a retomada da discussão sobre semipresidencialismo no país, tema que vira e mexe volta ao debate.

Problema Fiscal

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na quinta-feira (27), que "se a economia continuar desacelerando, por razões ligadas à política monetária, vamos ter problemas fiscais, porque a arrecadação vai ser impactada. Não tem como separar. Se desacelero a economia, vou ter impactos fiscais". Ao lado da ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, Haddad participou de audiência do Senado sobre Juros, inflação e crescimento econômico.

Vaquinha

A deputada federal Carla Zambelli (PL) abriu uma 'vaquinha' para conseguir efetuar o pagamento de indenizações. Com rendimento bruto mensal de quase R$ 42 mil, a parlamentar alega não ter condições de quitar os valores com o salário que recebe da Câmara.

Exame Toxicológico

A Câmara dos Deputados aprovou, ontem (27), medida provisória e decidiu retomar a aplicação de multa para motoristas profissionais que não fizerem exames toxicológicos. Com a aprovação pelos deputados, o texto segue para o Senado. Os parlamentares analisaram a MP na forma de um projeto de lei de conversão, apresentado pelo relator Hugo Motta (Republicanos-PB).

Réplica de feto

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) tentou entregar uma réplica de um feto de 12 semanas, feita em plástico, ao ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, durante audiência no Senado nesta quinta-feira (27). Girão é vice-líder da oposição no Senado. O ministro se recusou a receber a réplica, repudiou o ato do senador e classificou a tentativa como uma "exploração inaceitável".

Dia da Educação

Um grupo de indígenas foi ao plenário da Câmara dos Deputados na tarde de quinta-feira (27), para participar da solenidade do Dia Nacional da Educação. Eles sentaram nas primeiras fileiras do salão. Durante o evento, a indígena Francisca Pares, do Fórum de Educação Escolar Indígena fez um discurso na tribuna e disse que uma das demandas dos povos indígenas é a criação de uma secretaria especial. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/