Ponto e Vírgula 28/11/2023

Ponto e Vírgula 28/11/2023

Sobe - Feirense Francisco de Assis por subir ao pódio oito vezes, no Campeonato Brasileiro Master de Natação.

Desce - Funcionário terceirizado do Conjunto Penal de Feira por ser preso acusado de facilitar entrada de itens proibidos.

Agora vai

O comunicador Dilton Coutinho mais uma vez foi convidado para disputar a eleição para prefeito em Feira de Santana. Das outras vezes, pensou e disse não. Agora, foi convidado pelo presidente estadual do Partido Progressistas, o deputado Mário Jr. e pelo amigo, Iury Guimarães, presidente do partido, em Feira de Santana. O convite apareceu em um café, pela manhã em uma das delicatessens da cidade, com direito a uma foto com sorrisos. Clima de alegria.

Dia do fico. Ou não!

O café e o convite, citados acima, aconteceram na sexta-feira (24), e divulgado, tomou conta nos espaços dos blogs da cidade. Ontem (27), pela manhã, no seu prestigioso programa, Dilton anunciou o objeto do convite e abriu os microfones para ouvir os seus ouvintes. Um grande número deles aplaudiram e pontuaram que, Dilton sendo prefeito, não precisavam mais de radialista para pedir que fossem tapados os buracos e colocadas lâmpadas nas ruas, além de atrasos de salário e outras coisas. Dois ouvintes, dando demonstração de amizade e de cuidado com o comunicador, chamaram a atenção que "essa não é sua praia, Dilton. Se preserve". Ao fim dos comentários, muitos a favor e apenas dois contra, Dilton exclamou sem maiores comentários: "Conselho é bom e nós devemos avaliar. Vou avaliar".

Benjamin Button

Remoçado, o ex-prefeito José Ronaldo (UB), incluiu no seu jeito de fazer política, ações mais populescas. Ronaldo aparece nos encontros que faz, mexendo uma panela de barro, num fogo de chão, um mocofato, que encejava saliva na boca. Não contente, antes, mostrava o perfil atlético, malhando numa academia. Em uma brincadeirinha, também aspergiu água nos que participavam de uma "lavagem", em um dos bairros da cidade. Na última semana, dançou um samba de roda, na zona rural, após, emplacou um piseiro, ritmo mais atual, e neste final de semana, entregou-se ao "quadradinho". Ficou legal o jeito jovial de ser, do novo Zé Ronaldo.

João Leão

Depois de oito anos fora do congresso nacional, o deputado federal João Leão voltou à Câmara de Deputados e em seu primeiro ano de mandato já é considerado um dos 100 congressistas mais influentes do Brasil. Entre os anos de 2015 e 2022, o deputado João Leão estava fora da Câmara Federal - lugar que ocupou cargo com grande destaque entre 1995 á 2015, quando estava com Vice-Governador da Bahia. Em 2023, voltou à Câmara e no primeiro ano desta nova legislatura, já foi eleito pelo Diap - Departamento Intersindical de Assessores Parlamentares uma das 100 cabeças do Congresso.

Janones

O deputado federal André Janones (Avante), que recebeu 238 mil votos e foi o segundo parlamentar mais votado de Minas Gerais, em 2022, cobrou que assessores da Câmara lotados em seu gabinete usassem parte dos salários para pagar suas despesas pessoais. Conhecida como rachadinha, a prática configura enriquecimento ilícito, dano ao patrimônio público e é passível de inelegibilidade segundo entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sem saber que estava sendo gravado, Janones, conforme o Metrópoles, não fez cerimônia ao dizer como pretendia gastar o recurso oriundo da remuneração de servidores públicos: "Casa, carro, poupança e previdência", revelou, em áudio obtido pela coluna de Paulo Cappelli.

Suplementação

A oposição liderada pelo PT, PSOL, DC e Avante, na Câmara Municipal de Feira de Santana, trabalha para reduzir a autorização para suplementação no Orçamento de 2024, hoje em 60%. Matematicamente o governo tem maioria, mas há os interesses de cada vereador junto ao Executivo. Tem vereador propondo que seja de 5% a autorização. Se vai conseguir aprovar são outros quinhentos.

Atraindo emendas

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elaborou ações para tentar atrair emendas parlamentares com o objetivo de financiar o Programa de Aceleração do Crescimento, o Novo PAC. As estratégias incluem garantia de que os recursos das emendas não será contingenciado, mesmo com contrapartidas federais da espécie do "pague 2, leve 3". O Executivo promete construir um empreendimento a mais para denominação ação abraçado por emenda parlamentar.

Itamar Ribeiro

Mais um Título de Cidadão Feirense será entregue na Câmara Municipal, em sessão solene agendada para o dia 30 deste mês, às 19 horas. O homenageado do dia será o jornalista, radialista, pedagogo, teólogo e escritor Itamar Ribeiro. O então vereador Genésio Serafim, e o atual integrante do Legislativo, José Carneiro (MDB), foram os autores do Projeto de Decreto Legislativo de número nº 57/2005, concedendo a honraria. O evento deverá ser prestigiado por profissionais da imprensa e da área acadêmica da cidade. Itamar Ribeiro de Souza tem pós-graduação em Comunicação Social e faz mestrado como aluno especial no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O homenageado também é membro da Academia de Ciências e Artes de Feira de Santana. Atua em programas jornalísticos, na Rádio Sociedade News (102.1) há 23 anos. É membro do Comitê de Imprensa do Congresso Nacional e da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), além de editor do Portal de Notícias Soterópolis.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 29 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/