Ponto e Vírgula 29/04/2023

Ponto e Vírgula 29/04/2023

Sobe - O bloco da limpeza pública pelo brilhantismo da atuação na Micareta de Feira.

Desce - Grupo criminoso responsável pela entrada de materiais ilícitos no Conjunto Penal de Feira de Santana.

Palmas

Ontem (28), na entrega de chave das casas do 'Minha Casa, Minha Vida', abandonadas nos governos Temer e Bolsonaro, compareceram 5 secretários municipais, uma novidade. Lá, estavam Cinthia Machado, da Habitação, Sérgio Carneiro, do Desenvolvimento Urbano, Moura Pinho, da Regulação, Denilton Brito, da Sedeso e Fanael Ribeiro, da chefia do Gabinete. Novos tempos.

Concorrido

Dois outros visitantes ilustres estiveram no evento. O ex-deputado deputado Tom (Solidariedade), e o deputado federal do PDT, Léo Prates. Os dois, ligados a ACM Neto (UB), partido que em Feira, é capitaneado pelo ex-prefeito Zé Ronaldo. O evento contou com um grande número de prefeitos e vereadores da região.

Patriota

A ida do presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Carlos Muniz, no partido que pode surgir da fusão do PTB e do Patriota não deve ocorrer. Apesar dos indicativos de esfriamento no diálogo, o presidente estadual da legenda Alexandre Marques ressaltou que o partido segue estudando os próximos passos, pensando nas eleições. Muniz chegou a conversar de forma mais direta com o partido, porém, segundo Marques, os diálogos foram esfriando. Uma reunião em Brasília entre Marques e o presidente nacional Ovasco Resende confirmou a manutenção da condução do partido na Bahia.

TCM

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, nomeou o auditor, Ronaldo Nascimento Sant'Anna para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. O ato de nomeação foi publicado na edição do Diário Oficial, da última quinta (27). Sant'Anna vai ocupar a vaga aberta pela aposentadoria do conselheiro José Alfredo Rocha Dias, que deixou o tribunal no último dia 19 de março. Ronaldo Nascimento Sant'Anna é bacharel em Direito e em Ciências Contábeis e pós-graduado em Direito Público e Controle Municipal; em Contabilidade Governamental e em Auditoria Governamental. É também mestre em Direito Público.

João Roma

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou a concessão do título de cidadão baiano ao ex-ministro da Cidadania João Roma, presidente do PL no Estado. A honraria foi proposta por meio de projeto de resolução apresentado pelo deputado Vitor Azevedo (PL). Roma, que foi candidato a governador da Bahia em 2022, nasceu em Recife (PE) em 17 de novembro de 1972, e se mudou para Salvador em 2022, onde mora desde então. Ele se casou com a baiana Roberta Roma, hoje deputada federal pelo PT, e tem dois filhos nascidos na capital do Estado.

Canudos

O presidente da Câmara de Vereadores de Canudos, Rômulo Sá Rebelo de Araújo (PSD), teve a recondução ao cargo suspensa pela Justiça. Em decisão, a Comarca de Uauá, acatou mandado de segurança impetrado contra Rômulo de Itinho, como o presidente da Câmara é conhecido. Segundo o autor do recurso, o vereador Roberto Silva dos Santos (PSD), Rômulo de Itinho foi eleito para um terceiro mandato consecutivo, quando é permitido até duas vezes. Além disso, o último pleito, realizado no dia 12 de dezembro do ano passado, foi feito de forma secreta, o que contrariava o regimento interno. As ações foram contestadas pelo presidente da Câmara.

Aumento freado

Em assembleia de acionistas, o governo decidiu intervir na proposta de aumento da remuneração dos diretores da Petrobras, que havia sido aprovada pelo conselho de administração da estatal no fim de março. Com votos suficientes para decidir sozinha, a União levou à assembleia nova proposta recomendada pela Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), que reduz de 43,88% para 9% o percentual de reajuste. O conselho da Petrobras informou que encaminharia aos acionistas uma proposta de correção da remuneração fixa dos administradores pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado de 2013 a 2022, período em que o índice registrou alta de 43,88%.

União Brasil

Resultado da união do PSL e DEM, o União Brasil conseguiu eleger 58 deputados federais e 12 senadores, além de 4 governadores em 2022, tornando-se uma força política importante no Congresso Nacional, hoje com três ministérios no governo Lula. Relação que tem sido o pivô de desavenças políticas internas, além da disputa pelo fundo partidário. Um racha no União Brasil, fustigado pela direção do Rio de Janeiro, pode levar a legenda a perder boa parte de seus deputados federais e senadores. Há problemas no partido nos diretórios de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Amapá e Rio Grande do Sul. Os senadores Sérgio Moro (PR) e Soraya Thronicke (MS) são dados como certos de deixar o União Brasil.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/