Ponto e Vírgula 30/09/2025

Ponto e Vírgula 30/09/2025

SOBE - Ministério da Saúde, por ampliar faixa etária da mamografia gratuita, durante Outubro Rosa. 

DESCE - Entidade que, apesar de ser investigada em fraude do INSS, continua a captar associados. 

Brincadeira 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, em tom de brincadeira, ontem (29), que pretende levar a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, para a reunião que deve ter com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As informações são do Jornal Estadão e do portal InfoMoney. A fala ocorreu durante o discurso do petista, na abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília. Apesar do tom de brincadeira, a fala pode simbolizar um indicativo de que o presidente pretende falar com Trump presencialmente.

Daniel Silveira 

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou ontem (29) que o ex- -deputado Daniel Silveira cumpra o restante da pena em regime aberto. A decisão impõe restrições, como o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de uso de redes sociais e a obrigação de comprovar vínculo de trabalho. Silveira foi condenado em abril de 2022 a 8 anos e 9 meses de prisão, além do pagamento de multa equivalente a cinco salários mínimos da época, pelos crimes de ameaça ao Estado Democrático de Direito e coação no curso do processo. Ele já cumpriu quatro anos, um mês e 26 dias em regime fechado e quitou a multa de R$ 271 mil.

Reeleição 

O deputado estadual Roberto Carlos (PV), anunciou que será candidato à reeleição em 2026, descartando neste momento a disputa por uma cadeira na Câmara Federal. A decisão foi tomada após avaliar o cenário político e ouvir o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito de Juazeiro, André da Caixa (MDB). Com seis mandatos consecutivos, Roberto Carlos é hoje uma das principais lideranças políticas do Vale do São Francisco e vice- -líder do governo na Assembleia Legislativa. Ele disse contar com o apoio do governador, do presidente Lula (PT), do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e dos senadores Ângelo Coronel (PSD) e Jaques Wagner (PT), além de dezenas de prefeitos, vereadores e lideranças, em todo o Estado.

Deixou Morais 

O juiz auxiliar, Rafael Henrique Rocha, deixou o cargo do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), na sexta- -feira (26). A dispensa estava prevista, em publicação do DOU (Diário Oficial da União), em 15 de setembro, assinada pelo presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso. O juiz foi um dos atingidos com a revogação do visto pelos Estados Unidos, assim como outros integrantes do gabinete de Moraes, na última segunda-feira (22). Rafael é juiz do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) e voltará ao posto na Justiça paulista. Ele conduziu interrogatórios de testemunhas e dos réus de núcleos da trama golpista que estão prestes a entrar em julgamento.

CBF 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), vai apresentar o calendário do futebol brasileiro, na próxima quarta-feira (1º). O evento de apresentação acontece na sede da entidade, localizada no Rio de Janeiro. É esperada uma redução das datas dos estaduais de 16 para 11. Além disso, também é aguarda a mudança no formato da Copa do Nordeste, o que acabaria com a fase preliminar do torneio. Para a Copa do Brasil, os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro poderão entrar na reta final da competição. A reformulação no calendário foi um dos temas abordados pelo presidente da CBF Samir Xaud, no seu discurso de posse, em agosto deste ano.

Visto cancelado

Na última semana, o governo dos Estados Unidos, cancelou o visto da presidente nacional do PSOL, Paula Coradi. A decisão foi comunicada após troca de e-mails com o consulado dos EUA, em São Paulo. O consulado afirmou ter "obtido informações" a que tornariam inelegível para entrar no país, sem justificar com mais detalhes a decisão. O e-mail enviado à Paula disse que a revogação foi fundamentada na seção 221(i) da Lei de Imigração e Nacionalidade, que permite a revogação do visto mesmo após a emissão. O órgão deu três dias úteis para que a dirigente apresentasse explicações. Coradi respondeu dizendo ter recebido a notificação "com surpresa", declarou não ter antecedentes criminais nem envolvimento em atividades ilícitas. Ela reiterou que sempre prestou informações verídicas em seus pedidos de visto e solicitou que fossem apresentados os motivos da inelegibilidade.

Uber 

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai iniciar, amanhã (1°), o julgamento sobre o reconhecimento de vínculo empregatício entre entregadores e motoristas de aplicativos e as plataformas digitais, a chamada "uberização" das relações de trabalho. A decisão a ser tomada pela Corte terá impacto em 10 mil processos que estão parados em todo o país à espera do posicionamento do plenário. Serão julgadas duas ações que são relatadas pelos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes e chegaram ao Supremo a partir de recursos protocolados pelas plataformas Rappi e Uber.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 27 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/