Ponto e Vírgula 31/05/2023

Ponto e Vírgula 31/05/2023

Sobe - Moradora do bairro Tomba, de apenas 15 anos, por ser eleita a Miss Afro Feira 2023.

Desce - Beneficiários do Bolsa Família por ainda não fazerem acompanhamento obrigatório de saúde.

'Surpreso'

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou disse ontem (30), durante a reunião com os presidentes de 11 países da América do Sul que ficou "surpreso" com a fala do presidente Luiz Inácio Lula a Silva sobre "narrativas" contra a Venezuela. O presidente brasileiro afirmou que a Venezuela precisa divulgar sua "narrativa" sobre a situação política e econômica do país para fazer frente às "narrativas" construídas por opositores no cenário internacional.

Nome para STF

Desde que foi eleito, o presidente Lula (PT) repete com frequência que "não pode errar" nas indicações ao Supremo Tribunal Federal (STF). Considera que foi pelas mãos de ministros nomeados pelo PT que foi para a cadeia (embora não ressalte que foi também por ação do STF que a Lava Jato foi apontada como irregular em pontos que o abonaram de prestar contas à Justiça) e não tem relação com quase nenhum ministro indicado pelas gestões petistas.

'Genocídio legislado'

Em protesto contra a votação do projeto que fixa um marco temporal e dificulta a demarcação de terras, indígenas disseram ontem (30), que a proposta representa na prática um genocídio legislado contra os povos originários. Guajajara destacou que a proposta permite o garimpo ilegal nas terras indígenas e lembrou a crise humanitária vivida pelo povo Yanomami.

Fake News

Especialistas e profissionais renomados da área da comunicação e política estarão reunidos em Salvador para discutir desafios, como o combate à desinformação, ameaças à democracia e a necessidade da regulação das plataformas. Entre os dias 1 e 2 de junho (quinta e sexta-feira), a capital baiana recebe o seminário "Os desafios da comunicação numa era de desinformação e ataques à democracia", evento promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, com o apoio do governo do estado da Bahia. Um dos destaques é a presença do deputado federal Orlando Silva, relator do PL das Fake News (PL 2630), que irá compor uma das mesas de discussão.

O que está em jogo

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), declarou ontem (30), que há, no Brasil, quem ainda não tenha compreendido o real alcance das eventuais consequências das mudanças climáticas que estão em curso. Segundo Marina, ainda existem pessoas que talvez ainda não tenham a necessária clareza do que está em jogo no Brasil. "Estamos fazendo um debate estratégico para o mundo e para o país. Teremos que ter muita capacidade de mediação, muita resiliência e persistência. Do contrário, ficaremos trancados do lado de fora.

Cassação

A deputada federal Carla Zambelli afirmou, em um vídeo publicado nas redes sociais, na segunda-feira (29), estar preocupada com a possível cassação do mandato. A declaração vem após uma matéria do Estadão afirmar que a cassação da parlamentar "é dada como certa" pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Queria dizer a vocês que é lógico, a gente se preocupa, sim. Vou ser a próxima a ser cassada, é dado como certo.

Conselho de ética

O Conselho de Ética da Câmara abriu, na segunda-feira (30), processos disciplinares contra os deputados federais Carla Zambelli, Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira e mais quatro parlamentares.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/