Ponto e Vírgula 31/07/2025

Ponto e Vírgula 31/07/2025

Sobe - UPB, por fazer balanço trimestral e celebrar avanços, no atendimento aos municípios. 

Desce - O presidente da CBF, Samir Xaud, e a deputada federal Helena da Asatur (MDB-RR), por serem alvo de operação de busca e apreensão pela Polícia Federal.

UPB 

A União dos Municípios da Bahia (UPB) realizou Reunião Trimestral de Prestação de Contas com a Diretoria Executiva, Operacionais, Regionais e o Conselho Fiscal. No encontro, o presidente da entidade e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, apresentou o balanço das ações dos últimos três meses de gestão. Além dos resultados técnicos, foram expostos aos diretores e conselheiros os avanços nas ações representativas, em mobilizações a favor de pautas municipalistas, a exemplo da aprovação da PEC 66, na Câmara dos Deputados, além dos dados contábeis da instituição. O presidente Wilson Cardoso destacou a participação ativa da diretoria, na construção desse novo momento da entidade municipalista. "Nós tivemos 95% de participação da diretoria nessa reunião, com essa discussão de alto nível porque nós estamos aqui preparados para enfrentar quem quer que seja em defesa do municipalismo baiano, dos nossos municípios. Então, é isso que faz a nossa força e vamos trabalhar para ter a cada dia uma nova UPB".

Zambelli e a custódia 

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), está detida na penitenciária feminina de Rebibbia, em Roma, capital da Itália. A informação foi obtida pelo g1 junto ao Ministério da Justiça italiano. No procedimento, a Justiça local poderá relaxar a detenção ou dar prosseguimento ao pedido de extradição feito pelo Brasil. Carla Zambelli foi presa, na noite de terça (29), pelo horário local, nos arredores de Roma. Ela era considerada foragida da Justiça brasileira e havia sido incluída na difusão vermelha de Interpol. A parlamentar havia fugido para a Itália depois de ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a dez anos de prisão, no caso da invasão hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

TCM divulga Guia 

Auditores do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia criaram uma cartilha para auxiliar os gestores dos municípios baianos na elaboração do Plano Plurianual para o período entre 2026-2029, em substituição ao anterior, que se encerra ao final deste ano. Os PPAs são peças fundamentais no processo estratégico das gestões municipais, uma vez que permite planejar e organizar as ações governamentais de forma estruturada, garantindo coerência entre os objetivos da administração e as necessidades da população. Como resultado, dá mais eficiência aos investimentos públicos e garante melhores resultados para a população na prestação de serviços e na infraestrutura municipal.

Governo recua 

Após repercussão negativa, inclusive entre aliados, o governo Lula recuou da proposta de extinguir a obrigatoriedade de autoescola para a obtenção da carteira de habilitação. A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), afirmou ontem (30), que a ideia partiu do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), e ainda será discutida internamente. A proposta foi revelada por Renan Filho como parte de um pacote para baratear e simplificar o processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o ministro, a intenção é tornar a frequência em autoescolas facultativa, permitindo que o candidato se prepare por conta própria para os exames do Detran.

Cassação 

O líder do PT, na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias, protocolou na quarta-feira (30), um requerimento à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Casa solicitando o encaminhamento imediato do processo de perda de mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), que foi presa na Itália, na terça-feira (29), após mais de um mês como foragida da justiça. O pedido foi enviado para a Mesa Diretora da Casa.

Motociata 

Mesmo sob medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, na terça-feira (29), de uma motociata com apoiadores, em Brasília. Diferente de eventos semelhantes durante seu governo, desta vez ele não conduziu nem subiu na garupa de uma moto, mas sim acompanhou o percurso em um trio elétrico. Desde 18 de julho, Bolsonaro está obrigado a usar tornozeleira eletrônica, por determinação do ministro Alexandre de Moraes. As restrições incluem o recolhimento domiciliar nos fins de semana e o impedimento de sair de casa entre 19h e 6h, nos dias úteis.

Presidente da CBF 

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, e a deputada federal Helena da Asatur (MDB-RR) foram alvo de operação de busca e apreensão pela Polícia Federal (PF), na manhã de quarta-feira (30/7). Segundo apurou a coluna com fontes da PF, Samir, Helena e o marido da deputada, Renildo Lima, tiveram seus endereços vasculhados em Roraima. No caso da parlamentar, foram alvo duas empresas e uma das residências dela. No caso do presidente da CBF, os agentes da PF vasculharam a casa de Samir, em Roraima e a sede da CBF, no Rio de Janeiro. Médico de formação, Samir é o primeiro suplente do MDB, na Câmara dos Deputados por Roraima.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 01 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/