Acesso à IA no Brasil é marcado pela desigualdade social dos usuários
Proporção dos que utilizam a IA chega a 69% na classe A
Cinquenta milhões de brasileiros já utilizam inteligência artificial generativa, segundo a Pesquisa TIC Domicílios 2025, do Comitê Gestor da Internet (CGI.br). O número representa 32% dos usuários de internet do país, mas revela forte desigualdade: o uso chega a 69% na classe A e cai para 16% nas classes D e E. Entre pessoas com ensino superior, 59% utilizam IA, contra 17% entre quem tem apenas ensino fundamental.
Para o coordenador da pesquisa, Fabio Storino, a expansão da IA expõe desafios de inclusão digital, já que o acesso desigual limita benefícios como produtividade e aprendizado.
O levantamento também aponta que 64 milhões de brasileiros tiveram o pacote de dados móveis esgotado nos últimos três meses, especialmente usuários de planos pré-pagos — maioria entre as classes mais pobres. Já a internet fixa segue em expansão e alcança 86% dos domicílios.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
O uso do Pix permanece alto: 75% dos usuários de internet utilizam o sistema, mas o índice vai de 98% na classe A a 60% nas classes D e E. O estudo mostra ainda que 71% dos internautas com 16 anos ou mais acessaram serviços do governo digital, principalmente pela plataforma Gov.br.
A pesquisa destaca também que 19% dos usuários (30 milhões de pessoas) fizeram apostas online. Para a coordenadora do CGI.br, Renata Mielli, o dado reforça a necessidade de maior regulação e educação digital.
A TIC Domicílios entrevistou mais de 27 mil domicílios e 24 mil indivíduos entre março e agosto de 2025.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.