AGU solicita ao STJ mais tempo para regulamentar medicamentos com cannabis no Brasil

BrasilCannabis no Brasil

AGU solicita ao STJ mais tempo para regulamentar medicamentos com cannabis no Brasil

 Prazo inicial para regulamentação terminaria em 30 de setembro

Foto: Reprodução/Freepik

 A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou nesta terça-feira (30) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) uma prorrogação de 180 dias para a publicação da regulamentação sobre o uso de medicamentos à base de cannabis no Brasil. O pedido foi enviado à ministra Regina Helena Costa, relatora do processo que já havia estabelecido prazo até 30 de setembro para a edição da norma.

A decisão judicial do STJ, publicada em novembro de 2024, determinou que a União e a Anvisa regulamentassem a importação de sementes, o plantio, cultivo e comercialização do cânhamo industrial, variedade da cannabis com menos de 0,3% de THC, exclusivamente para fins medicinais. Segundo a AGU, o prazo extra é necessário para ampliar o debate com a sociedade e setores envolvidos, garantindo uma regulamentação "efetiva, segura e abrangente".

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Enquanto isso, a Anvisa já discute a atualização da atual norma (RDC 327/2019), diante do crescimento do uso de produtos de cannabis no país. A agência abriu uma consulta pública em março de 2025 e vem articulando ações com outros ministérios, associações de pacientes e especialistas. O foco, segundo a Anvisa, é garantir acesso seguro, eficaz e acessível aos medicamentos, sem abordar o uso recreativo ou o cultivo por pessoas físicas.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 14 Dezembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/