Aneel inicia vistoria em subestação no Paraná após apagão que afetou todo o país

BrasilApagão

Aneel inicia vistoria em subestação no Paraná após apagão que afetou todo o país

 Técnicos vão analisar se o incêndio no reator da subestação decorreu de falhas de manutenção ou de falhas no sistema de proteção

Foto: Manu Dias/GOVBA

Técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciaram nesta quarta-feira (15) a fiscalização na subestação localizada no Paraná que apresentou falha e provocou o apagão registrado em todas as regiões do Brasil na madrugada de terça-feira (14). A inspeção marca o início das investigações que devem apurar as causas da pane e eventuais responsabilidades dos agentes do setor elétrico.

De acordo com a Aneel, a vistoria vai avaliar se o incêndio no reator da subestação foi resultado de falhas de manutenção ou de problemas nos sistemas de proteção e isolamento de defeitos. Esses dispositivos são fundamentais para evitar que panes localizadas atinjam outras áreas do sistema e causem interrupções em larga escala, como a que afetou o país.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Paralelamente à vistoria no Paraná, a agência enviou técnicos à sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em Florianópolis, para examinar as ações tomadas durante o blecaute.

As informações coletadas nas duas frentes de trabalho serão reunidas no Relatório de Análise de Perturbação (RAP), documento que detalhará as origens e a extensão da falha no sistema elétrico brasileiro. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 29 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/