Chuva forte deixa RS em alerta para risco de novas inundações

Brasilnovas inundações

Chuva forte deixa RS em alerta para risco de novas inundações

A partir desta quarta-feira (22) até o fim de semana colocou moradores de cidades do sul do Rio Grande do Sul em alerta. 

Foto: Prefeitura/Canoas (RS)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de chuvas fortes no Rio Grande do Sul. A região deve ter precipitações volumosas, com previsão entre 80 mm a 130 mm de acordo com a Defesa Civil do RS, podendo chegar a 150 mm em alguns locais. O pico de intensidade deve ocorrer até esta quinta-feira (23).

Meteorologistas da Ufpel (Universidade Federal de Pelotas), os alagamentos devem aumentar novamente em decorrência das chuvas e da água que vem da lagoa dos Patos, empurrada pelo vento nordeste. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), disse em transmissão pelas redes sociais nesta manhã que os níveis são "altos, mas estáveis".

"Choveu muito na região, e isso tudo afeta aqui, porque todos os mananciais e rios da região fazem parte da bacia do São Gonçalo", disse Paula. "Isso faz com que os níveis possam subir".

Regiões delicadas – A região sul também recebe a água do lago Guaíba, que na terça (21) ficou abaixo de 4 metros pela primeira desde o dia 3 de maio em Porto Alegre, e baixou para 3,91 metros às 10h15 de quarta.

Em Rio Grande, o nível da lagoa dos Patos às 11h30 desta quarta-feira era de 2,41 metros, 20 centímetros a mais do que o registrado às 8h e 51 centímetros acima do nível do cais. Antes disso, o índice estava estável, oscilando alguns centímetros.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 14 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/