Cooperativa de crédito feirense inaugura agência no Maranhão

BrasilInstituição financeira

Cooperativa de crédito feirense inaugura agência no Maranhão

Unicred completa presença em 6 Estados da região

Crédito: Divulgação
A Unicred do Nordeste, uma das maiores cooperativas de crédito da Região Nordeste, realiza a inauguração de uma nova agência, em São Luís (MA), nesta sexta-feira (31). A cerimônia de abertura conta com a presença de autoridades locais, membros da diretoria da Unicred e diversos cooperados. O presidente da Unicred Nordeste, João Batista de Cerqueira, confirmou presença na abertura da unidade, a 14º do Nordeste.

O presidente do Conselho de Administração da Unicred do Nordeste, médico João Batista de Cerqueira, diz que a Unicred, cuja sede é Feira de Santana e foi fundada há 26 anos, tem um projeto de expansão das suas atividades comerciais em toda Região Nordeste e que São Luís é a sexta agência instalada em capitais nordestinas. "Em virtude deste projeto, nós começamos a expansão pela unidade de Salvador, em seguida João Pessoa, Recife, Fortaleza e Maceió e, por último, agora chegamos a São Luís do Maranhão. O plano de expansão está privilegiando capitais, para em seguida, ocupar também cidades de menor porte. É o bom cooperativismo feirense que está representado, portanto, não só na pujança comercial, mas também na indústria financeira", conta.

Batista fala ainda que a decisão de abrir nova agência em São Luís foi uma decisão estratégica, parte do plano de expansão do grupo feirense. Ele diz também que a empresa tem parceria com órgãos públicos de várias esferas. "Alguns vínculos comerciais que a Unicred mantém, a exemplo do Ministério do Planejamento, do governo do estado da Paraíba, com a prefeitura de Feira de Santana, através dos quais os seus funcionários independentes podem operar com a nossa cooperativa de crédito que foi fundada há mais de 20 anos, por um conjunto de 20 médicos, e hoje atua em seis estados do Nordeste. A decisão de ir para São Luís, Recife, Fortaleza, foi decisão estratégica".
Crédito: Divulgação

De acordo com o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, a participação das cooperativas de crédito no sistema bancário brasileiro, é de 10%, com a meta de atingir 20% em alguns anos. O Dr. João, tem uma visão otimista do cenário nacional e salienta que as cooperativas de crédito contribuem para a descentralização econômica/monetária do país. "A avaliação positiva do desenvolvimento do cooperativismo brasileiro é feita, inclusive, pelo Banco Central do Brasil. A expansão das cooperativas de crédito é uma alternativa para desconcentrar o setor da indústria financeira brasileira, onde 5 bancos detém quase que 85% do crédito brasileiro. Isso faz com que haja quase um monopólio, impacta na taxa de juros e, portanto, é um fator de concentração de rendas. Nos bancos que precisam dar lucros para ter suas ações valorizadas, quem ganha são os acionistas, enquanto nas cooperativas onde não há acionistas e sim donos, trabalham no bem comum e na desmonopolização de riquezas. Isso é um ponto fundamental", defende.

O empresário ressalta que o próprio estado brasileiro, através do Banco Central, tem estimulado na última década a expansão do cooperativismo de crédito. "Tem melhorado sensivelmente a fiscalização para que tenhamos menos problemas nesse setor que é fundamental para a economia. Tem aprimorado o papel da cooperativa de crédito, pois aonde chega, consegue impactar na diminuição de juros e taxas de serviços".

DIFERENÇA ENTRE A COOPERATIVA E O BANCO

COOPERATIVA DE CRÉDITO - Sociedade simples de pessoas, sem fins lucrativos. Número ilimitado de associados. Uma pessoa um voto. Sobras proporcionais às operações, Instrumento de distribuição de renda.

BANCO - Sociedade de capital, que visa ao lucro, número limitado de sócios. Voto proporcional ao capital. Divisão do lucro proporcional ao capital. Instrumento de concentração de renda. 

 

Comentários: 1

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visitante - Arcenildo da Silva Nascimento em Sexta, 31 Março 2023 09:38

Escutei a entrevista na Rádio Mirante AM e fiquei interessado em conhecer como funciona essa cooperativa, sou Administrador e Servidor Público e queria mais informações, tenho uma nora que faz Bolos confeitados, Mousses diversos, doces em geral e vende, só que ainda não tem um ponto específico para o negócio, trabalha em casa e creio também teria interesse em conhecer essa Cooperativa.
Meu contato é (98) 98231-1529

Escutei a entrevista na Rádio Mirante AM e fiquei interessado em conhecer como funciona essa cooperativa, sou Administrador e Servidor Público e queria mais informações, tenho uma nora que faz Bolos confeitados, Mousses diversos, doces em geral e vende, só que ainda não tem um ponto específico para o negócio, trabalha em casa e creio também teria interesse em conhecer essa Cooperativa. Meu contato é (98) 98231-1529
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/