Desemprego entre jovens cai pela metade em cinco anos, aponta Ministério do Trabalho
Estudo também revelou queda significativa na quantidade de jovens entre 18 e 24 anos que não estudam nem trabalham
A taxa de desemprego entre jovens de 14 a 24 anos caiu pela metade nos últimos cinco anos, de acordo com levantamento inédito do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgado nesta segunda-feira (29) durante o evento Empregabilidade Jovem Brasil, promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em São Paulo.
Segundo os dados, o desemprego entre os jovens recuou de 25,2% no quarto trimestre de 2019 para 14,3% no mesmo período de 2023. Em números absolutos, isso representa uma redução de 4,8 milhões para 2,4 milhões de jovens sem ocupação no Brasil.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
O estudo também revelou uma queda significativa na quantidade de jovens entre 18 e 24 anos que não estudam nem trabalham, os chamados "nem-nem". Atualmente, esse grupo soma 5,3 milhões de brasileiros — o menor índice da série histórica iniciada em 2019.
Outro dado positivo foi o crescimento no número de estagiários: o total saltou de 642 mil em 2023 para 990 mil nos dois primeiros meses de 2024, demonstrando avanço nas políticas de inserção de jovens no mercado de trabalho formal.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.