Distribuição de alimentos pelo Mesa Brasil Sesc soma 700 mil toneladas

BrasilEm 20 anos

Distribuição de alimentos pelo Mesa Brasil Sesc soma 700 mil toneladas

Articulação leva refeições a mais de 2 milhões de pessoas por mês

Crédito: Divulgação
O programa Mesa Brasil Sesc, maior rede de bancos de alimentos da América Latina, completa 20 anos de atuação em nível nacional com a marca de mais de 700 milhões de quilos de alimentos distribuídos.

O projeto funciona a partir de uma ideia simples: coletar alimentos onde está sobrando e levar para onde mais se precisa. Para isso, as unidades operacionais do programa conectam doações de empresas parceiras a entidades sociais cadastradas. Essas instituições usam os alimentos recebidos do Mesa Brasil Sesc para preparar refeições que são oferecidas à população em vulnerabilidade alimentar e nutricional, garantindo que as doações cheguem a quem mais necessita.

O trabalho do Mesa Brasil Sesc também inclui ações educativas que abordam temas como aproveitamento integral de alimentos, combate ao desperdício, reeducação alimentar, consumo consciente, elaboração de projetos e fortalecimentos institucional das entidades sociais parceiras. Ao todo, nestes 20 anos, foram realizadas mais de 79,7 mil ações educativas, como oficinas, palestras e cursos, possibilitando um alcance de 2,7 milhões de pessoas.

"Nestas duas décadas de atuação nacional, o Mesa Brasil Sesc demonstrou a importância de uma rede de solidariedade voltada para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mais do que contribuir para a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos, o programa traz para o debate o desperdício de alimentos e as maneiras de ser evitado por meio do processo educativo e o acesso à informação. Essa é a essência do trabalho do Sesc", disse a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaína Cunha.

O Mesa Brasil Sesc está presente em todo o país, abrangendo mais de 700 municípios, e conta com 614 colaboradores diretos. O programa surgiu de uma experiência pioneira do Sesc em São Paulo, em 1994, e aos poucos foi sendo replicado por outros estados. Em 2003, sua abrangência torna-se nacional e recebe a certificação do Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome (MESA), como parceiro do Programa Fome Zero. No ano passado, o Mesa Brasil distribuiu 46 milhões de quilos de alimentos, assistindo mais de 2 milhões de pessoas. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/