Estudo indica que destruição da Amazônia está perto de ponto de não retorno

BrasilDestruição

Estudo indica que destruição da Amazônia está perto de ponto de não retorno

Mais de três quartos da Amazônia já demonstram dificuldades em se recuperar

Crédito: Divulgação

Com a capacidade de recuperação em queda nos últimos 20 anos e estiagens, queimadas, além dos efeitos das mudanças climáticas, estão levando o bioma a perder resiliência, ameaçando espécies de plantas e animais, a Amazônia se aproxima de seu ponto de não retorno. O alerta é de um estudo do jornal Nature Climate Change, publicado na segunda-feira (7).

Pesquisadores afirmam que o fenômeno está sendo observado nas últimas duas décadas e que, ao se aproximar do ponto de não retorno, a floresta não terá mais capacidade de se regenerar. Segundo o estudo, mais de três quartos da Amazônia já demonstram dificuldades em se recuperar de eventos como estiagens e queimadas para um estado mais saudável. As regiões que recebem menos chuvas são as mais afetadas.

Segundo os dados obtidos, a capacidade de resistência da Floresta Amazônica diminuiu, em particular, nas estiagens de 2005 e 2010, como parte de um declínio observado desde o início dos anos 2000 até 2016, quando os dados mais recentes foram coletados.

Para chegar às conclusões, foram observados dados de satélite que estimam a quantidade de biomassa – árvores e outras plantas e vegetações – em uma determinada área, assim como a quantidade de água nas árvores e vegetação verde. Esses são indicadores da saúde e da resistência da floresta.

As estações mais secas na bacia amazônica se tornaram mais longas, e as estiagens, cada vez mais comuns e mais graves, com a intensificação das mudanças climáticas.

Quanto mais áreas de floresta são desmatadas ou queimadas, menos resistente se torna a Amazônia. O bioma poderá atingir um ponto crucial de irreversibilidade, onde perderá parte significativa de sua cobertura de florestas e se tornará um ecossistema mais aberto, como o cerrado, ou ainda florestas menores e mais secas.

Ainda, segundo o estudo, é essencial reduzir o desmatamento na Amazônia para evitar os impactos das mudanças climáticas, já que a floresta pode absorver uma enorme quantidade de dióxido de carbono. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/