Governo corta água potável de 1,6 milhão de pessoas no Nordeste

BrasilDesabastecimento

Governo corta água potável de 1,6 milhão de pessoas no Nordeste

Desabastecimento em oito estados começou em novembro, segundo planilha do Exército 

Crédito: Divulgação

A operação do Governo Federal Carro-Pipa, que há mais de 20 anos leva água potável às famílias no semiárido nordestino, teve recursos cortados esse mês.

Uma planilha do Exército, que é o responsável pela operação, aponta que 1,6 milhão de pessoas se prejudicam com o corte, que aconteceu em novembro, após o resultado das eleições .

Segundo informações do colunista Carlos Madeiro, do UOL, o primeiro estado a ter o abastecimento suspenso foi Alagoas. No caso de Pernambuco, Paraíba e Bahia, a paralisação foi informada apenas na quinzena final de novembro, assim como como vem ocorrendo nos demais estados.

A operação Carro-Pipa é financiada com recursos do Exército Brasileiro em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Além disso, ambos confirmaram que a suspensão ocorreu por falta de verbas para continuidade.

Em um documento do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, com sede em Petrolina (PE), endereçado a Defesas Civis de municípios de Pernambuco e Bahia, o Exército informa que "o recebimento parcial de recursos financeiros para atender a execução do serviço será somente para até o dia 15 de novembro corrente". O documento foi assinado pelo coronel Paulo Francisco Matheus de Oliveira no último dia 14.

O Exército informou na terça-feira (22) que a corporação "é responsável apenas pelas ações que envolvem a execução da operação, a partir do repasse de recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional ao Ministério da Defesa".

"Os recursos disponibilizados pelo MDR até o momento permitiram a execução da operação na sua plenitude até o dia 16 de novembro. O Exército Brasileiro aguarda nova descentralização de recursos para que seja retomada a distribuição rotineira de água", disse.

O MDR, por sua vez, disse que a renumeração dos pipeiros é feita pelo Exército e que a pasta "apenas faz o repasse dos recursos". Além disso, apontou que "as necessidades de recursos adicionais foram formalmente encaminhadas ao Ministério da Economia, para que seja possível retomar, o quanto antes, a operação".

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/