Projeto de lei visa proibir abertura de empresas com CPF de menores de 18 anos

BrasilAbertura de empresas

Projeto de lei visa proibir abertura de empresas com CPF de menores de 18 anos

Proposta apresentada na Câmara prevê veto à inclusão de crianças e adolescentes como sócios 

Foto: Divulgação

Um projeto de lei apresentado pelo deputado federal Helder Salomão (PT-ES) propõe alterar o Código Civil para proibir a abertura de empresas com Cadastro de Pessoa Física (CPF) de menores de 18 anos.

O PL nº 4.970/2025 também estabelece a proibição da inclusão de menores como sócios, acionistas, cooperados ou quotistas, sob qualquer modalidade. Segundo o parlamentar, a medida tem como objetivo combater o uso de CPFs de crianças e adolescentes na criação de empresas de fachada, fraudes fiscais, blindagem patrimonial e esquemas de lavagem de dinheiro.

O autor da proposta também alertou para riscos jurídicos, afirmando que menores têm sido colocados como responsáveis por obrigações tributárias e dívidas trabalhistas sem conhecimento ou consentimento.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Exceção para herança

O texto mantém exceção para casos de sucessão legítima ou testamentária. Nesses casos, a criança ou adolescente poderá receber quotas ou ações em decorrência do falecimento de pais ou parentes, com os direitos exercidos por representante legal até atingir a maioridade.

Atualmente, o Código Civil permite que menores de 18 anos integrem o quadro societário de empresas, desde que o capital social esteja totalmente integralizado e que eles não exerçam funções de administração, sendo representados ou assistidos por pais ou responsáveis legais.



Caso o projeto seja aprovado, empresas que já tenham menores como sócios terão prazo de um ano para regularizar a situação, sob pena de nulidade da constituição.

A proposta ainda será analisada pelas comissões de Indústria, Comércio e Serviços; de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 07 Março 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/