Relatos de tortura durante ditadura são mostrados em áudios do Superior Tribunal Militar

BrasilBrasil

Relatos de tortura durante ditadura são mostrados em áudios do Superior Tribunal Militar

Gravações somam mais de 10 mil horas de relatos

Crédito: Reprodução

Relatos de tortura durante o período da ditadura militar (1964-1985) são mostrados em áudios de sessões do Superior Tribunal Militar (STM), publicados neste domingo (17), pela jornalista Miriam Leitão, colunista do jornal "O Globo".

As gravações somam mais de 10 mil horas de relatos. Os áudios foram analisados pelo historiador Carlos Fico, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em entrevista a "O Globo", Carlos Fico explicou que, em 2006, o advogado Fernando Fernandes pediu ao STM acesso às gravações, mas não conseguiu e, então, acionou o Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a liberação do conteúdo. O STM, porém, não obedeceu a decisão e, em 2011, a ministra Cármen Lúcia determinou o acesso irrestrito aos autos, decisão posteriormente referendada pelo plenário.

Em dezembro de 2014, a Comissão Nacional da Verdade divulgou um relatório no qual responsabilizou 377 pessoas por crimes cometidos durante a ditadura, entre os quais tortura e assassinatos. O documento também apontou 434 mortos e desaparecidos na ditadura; e 230 locais de violações de direitos humanos.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/