SUS não terá novos remédios para obesidade, decide comissão do Ministério da Saúde

BrasilObesidade

SUS não terá novos remédios para obesidade, decide comissão do Ministério da Saúde

O Conitec deu parecer contrário à inclusão no SUS dos medicamentos Wegovy (semaglutida) e Saxenda (liraglutida) para tratamento de obesidade graus II e III 

Foto: Canva

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) se posicionou contra a inclusão dos medicamentos Wegovy (semaglutida) e Saxenda (liraglutida) no Sistema Único de Saúde para o tratamento da obesidade. Ambos são popularmente conhecidos como "canetas emagrecedoras".

A deliberação ocorreu em reunião realizada no dia 8 de maio, cujo vídeo foi disponibilizado apenas nesta terça-feira (13), no canal oficial da Conitec no YouTube. Na ocasião, os integrantes da comissão avaliaram o pedido de incorporação da semaglutida para pacientes com obesidade grau 2 ou 3, sem diagnóstico de diabetes, com idade mínima de 45 anos e histórico de doença cardiovascular.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

A recomendação foi pelo envio da proposta à consulta pública, mas com parecer preliminar contrário à adoção da tecnologia pelo SUS. No caso da liraglutida, a apreciação inicial foi para a inclusão no tratamento da obesidade e diabetes mellitus tipo 2. A recomendação e o parecer foram iguais ao da semaglutida.

Os pedidos para inclusão do Wegovy (semaglutida e do Saxenda (liraglutida) no SUS foi feito pela farmacêutica Novo Nordisk, fabricante dos medicamentos.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 17 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/