TSE diz ter urnas eletrônicas suficientes para substituir perdas de máquinas no RS

BrasilEleições 2024

TSE diz ter urnas eletrônicas suficientes para substituir perdas de máquinas no RS

 Segundo o TSE, , "mais de 100 mil urnas" compõem a reserva técnica

Foto: Reprodução/ TRE

A Justiça Eleitoral possui cerca de 570 mil urnas eletrônicas no parque eleitoral e, dessas, "mais de 100 mil" compõem a reserva técnica. Armazenadas em aproximadamente 4,4 mil locais distribuídos pelo Brasil, elas estão distribuídas entre Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e no TSE. As informações sobre os equipamentos foram reveladas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (21), ao garantir que tem como suprir os equipamentos perdidos no Rio Grande do Sul, após tragédia climática.

De acordo com a Corte, nas últimas eleições, foram utilizadas 27.429 urnas no Rio Grande do Sul. Sendo assim, o atual número seria "suficiente para suprir as eventuais perdas", mas só é possível ter certeza de quantas serão necessárias após a conclusão da regularização do título de eleitor gaúcho, que tem como prazo esta quinta-feira (23). A data fora prorrogada diante da crise climática que atinge o Estado.

Para o restante do Brasil, o prazo se encerrou no dia 8 de maio. A regularizarão ou atualização dos dados cadastrais dos eleitores podem ser feita pelo site do STF.

Ainda segundo o órgão, as urnas eletrônicas no RS estão armazenadas em zonas eleitorais presentes em 140 municípios. Só em Porto Alegre, pouco mais de 5 mil urnas seriam utilizadas nas eleições de 2024, porém a cidade conta com proximamente 15 mil unidades, sendo que cerca de 10 mil seriam de modelos antigos que foram substituídos, mas ainda não descartados.

Os novos equipamentos estariam armazenados em prateleiras altas, o que pode protegê-los de enchentes, porém "só será possível dimensionar o estrago da estrutura e dos aparelhos quando for possível entrar no depósito. Bem como dimensionar o número de seções eleitorais só será possível após o encerramento do prazo para alistamento e regularização dos títulos", afirma em nota. Justiça Eleitoral diz ter cerca de 570 mil urnas eletrônicas em estoque. Número seria suficiente para cobrir possíveis danos no RS. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 14 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/