Volta do horário de verão pode ser “imprescindível”, diz ONS

BrasilHorário de verão

Volta do horário de verão pode ser “imprescindível”, diz ONS

Documento aponta necessidade de acionamento de usinas térmicas 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou os resultados do Plano da Operação Energética (PEN 2025) - horizonte 2025-2029 nesta terça-feira (8) e avaliou a volta do Horário de Verão como alternativa ao agravamento do déficit de potência de energia elétrica. Em nota, o órgão afirma que, a depender das projeções de atendimento para os próximos meses, a adoção da medida pode, eventualmente, ser recomendada ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) como uma ação imprescindível.

O documento referente ao PEN 2025 está disponível no site do Operador e traz as avaliações das condições de atendimento ao mercado previsto de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) para os próximos cinco anos. O ONS afirma o sistema apresenta um desequilíbrio em termos de potência e que o perfil da matriz elétrica brasileira, com aumento das fontes renováveis no atendimento ao SIN (Sistema Interligado Nacional), exige "maior flexibilidade das fontes convencionais", como hidrelétricas e termelétricas.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

O diretor de Planejamento do ONS, Alexandre Zucarato, aifrmou ao jornal O Estado de São Paulo, que "o PEN olha se a quantidade de geração disponível, no sentido amplo, se os recursos que temos, atende o consumo do Brasil". O PEN 2025-2029 confirmou o diagnóstico do ano passado e mostrou agravamento do deficit de potência", completou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 10 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/