Feira de Santana ganha primeira arena especializada em esportes eletrônicos

Ciência e TecnologiaTecnologia

Feira de Santana ganha primeira arena especializada em esportes eletrônicos

Inauguração será nesta terça, 26 

Crédito: Divulgação

Você deve se lembrar dos puxões de orelha que tomava do pai e da mãe quando passava mais tempo no videogame do que lendo um livro ou estudando. Mas o que poucos imaginavam, hoje é uma realidade e tem até nome: e-sports. E Feira de Santana ganha a partir desta terça-feira (26), o primeiro empreendimento focado na formação e auxílio de atletas nos esportes eletrônicos. Pois é, aquele jogo, passatempo, que servia de hobby, saiba que atualmente movimenta uma cadeia econômica que fala em milhões, em números mais modestos para iniciar uma conversa.

Por falar em grana, um estudo da Newzoo, considerada a fonte mais confiável do mundo para insights e análises sobre e-sports, mostrou que em 2019, antes da pandemia, a indústria de e-sports teve um faturamento de US$ 957,5 milhões. E o público? Não para de crescer: entre 2018 e 2019, o aumento da audiência nos e-sports ultrapassou os 12%. Em 2019, eram cerca de 200 milhões de pessoas assistindo de forma ocasional e 197 milhões de maneira assídua, em um total de mais de 397 milhões de espectadores. Já em 2020, os números cresceram ainda mais, com cerca de 220 milhões de telespectadores ocasionais e 215 milhões de assíduos, totalizando 435 milhões de espectadores.

Crédito: Divulgação

É neste mercado cada vez mais crescente que será inaugurada em Feira de Santana a TM E-sports, a primeira arena com o objetivo de fomar e auxiliar atletas de esportes eletrônicos na cidade. Vamos facilitar. Imagine as famosas 'escolinhas' de futebol, que captam talentos do mundo da bola, ensinam fundamentos como passe, finalização, a disciplina do esporte e daí saem muitos craques... Pois bem, segundo Marcos Vinícius Souza Nogueira, sócio da TM E-sports, localizada na Rua São José, nº 395, Minadouro, a academia gamer já nasce com capacidade de atender a 150 alunos, a partir de 10 anos. Ele contou ao jornal FOLHA DO ESTADO que existem cerca de 50 profissões interligadas aos esportes eletrônicos e que na academia, os matriculados contarão com acompanhamento de coaches, analistas de desempenho e o importante, acompanhamento de quem estiver em idade escolar.

Nogueira explicou que na academia, serão ministrados títulos como Free Fire, Valorant, CS Go, League of Legends, Call of Duty, Fortnite, Rainbow Six, entre outros, com a proposta de expansão da arena. O investimento é de R$ 200, com duas aulas presenciais por semana, com duração de uma hora. "Os alunos que se destacarem vamos agenciar, os que vemos potencial, tanto para a TM E-sposts, por que jogamos Campeonato Brasileiro de Free Fire, oferecendo para eles um lado profissional. Vamos montar os nossos times, sempre de olho, fazendo esses atletas crescerem. Nós produzimos eventos, acabamos de fechar uma parceria com o SENAI, com o SESI e com a Prefeitura, provavelmente será no mês de setembro. Realizamos feiras, campeonatos e dentro da academia todos os meses vamos ter também, para metrificar a qualidade dos nossos alunos e aqueles que se destacarem vamos estar a um passo de assinar um contrato. Somos uma organização, um time profissional", comentou.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/