Pesquisadora baiana apresentará trabalho na Universidade de Harvard

Ciência e TecnologiaApoio

Pesquisadora baiana apresentará trabalho na Universidade de Harvard

Será  no  2° Encontro Continental de Estudos Afrolatinoamericanos 

Crédito: Divulgação
O evento que ocorrerá de 7 a 9 de dezembro de 2022 em Boston é organizado pelo Instituto de Pesquisa Afrolatinoamericana (ALARI) da Universidade de Harvard, em Cambridge (Massachusetts), nos Estados Unidos. Neste congresso, Jade Lôbo irá apresentar sua pesquisa "Relações Internacionais e Genocídio Negro: Um estudo de caso da Imigração Haitiana" que está publicada em formato de livro "Para Além da Imigração Haitiana: Racismo e Patriarcado como Sistema Internacional".

Jade Alcântara Lôbo, 26 anos, é ilheense, neta de marisqueira e ativista dos direitos humanos. É coordenadora de pesquisa do Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (IDAFRO). Doutoranda em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi estudante bolsista no Afro-Latin American Research Institute at Harvard University, adquirindo o Certificado em Estudos Afro-latino-americanos. Tem experiência na área de Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais, maternidades negras, povos tradicionais, desigualdade de gênero, afroperspectivismo, contra-colonização e cosmopolíticas afroindígenas. Autora do livro Para Além da Imigração Haitiana: Racismo e Patriarcado como Sistema Internacional. É editora e coordenadora da Revista Odù: Contracolonialidade e Oralitura. Pesquisadora-escritora convidada pela Faculdade de Direito da Oxford University: Border Criminologies Faculty of Law University of Oxford.

A pesquisadora apresentará no painel "Raça e racismos nas relações internacionais" junto com seus colegas Ananda Vilela, 28, Inês Borges, 35 e Nycolas Candido, 26,  estudantes negros brasileiros das áreas de Ciências Humanas e Sociais. Para custear as despesas da viagem, eles decidiram abrir uma campanha pela Abaca$hi tendo em vista a falta de apoio das instituições de pesquisa.

Acesse o link da campanha aqui. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/