Quer ajudar o planeta? 5 atitudes para começar agora

Ciência e Tecnologia​Atitudes sustentáveis

Quer ajudar o planeta? 5 atitudes para começar agora

O encontro G20 colocou em debate a urgência de firmar compromissos 

Crédito: Reprodução/pixabay.com
Atualmente, percebe-se um interesse muito maior da população com relação ao meio ambiente e sustentabilidade. Danos ambientais como desmatamento, poluição de rios e mares, incêndios florestais, produção desenfreada de lixo e suas consequências para o meio ambiente são assuntos que estão cada vez mais em pauta.

A Terra está aquecendo por causa da emissão de combustíveis fósseis pela ação humana. Eventos climáticos extremos estão ligados às mudanças climáticas, o que fez da década passada a mais quente já registrada.

Esses e outros fatos tornaram o futuro do planeta uma preocupação mundial. Por consequência disso, líderes do mundo inteiro se reúnem a cada ano com o objetivo de criar medidas para promover mudanças ambientais.

O encontro G20, por exemplo, formado por 19 países e a União Européia, que ocorreu no final de outubro em Roma, colocou em debate a urgência de firmar compromissos no combate à crise climática. O evento encerrou com a promessa de até 2030 limitar o aquecimento global a 1,5º C em relação à era pré-industrial e reduzir o uso de carvão, uma meta que requer ações e compromissos significativos e imediatos de cada país.

Em Glasgow, está acontecendo a Conferência do Clima da ONU (COP26) que tem duração até 12 de novembro, o evento reúne cerca de 25 mil pessoas incluindo líderes mundiais, negociadores e jornalistas.

A COP26 irá analisar e avaliar a eficiência dos planos de 200 países, referente a redução de emissões de gases poluentes até 2030 para atingir 1,5º C conforme Acordo de Paris. Outros assuntos também serão discutidos como o fim e reversão do desmatamento, mudanças para a aceleração do uso de veículos elétricos, redução da energia a carvão e financiamento para nações mais pobres afetadas pelas mudanças climáticas. Todas essas questões com foco em resultados até 2030, o que exige urgência de todos os envolvidos.

Mas não basta apenas os governantes tomarem medidas para contribuir com a preservação do meio ambiente, é vital que cada cidadão se comprometa a fazer sua parte. Em termos práticos, significa que precisamos suprir as necessidades (recursos naturais) do presente sem afetar as gerações futuras. E para que isso aconteça é preciso que adotemos atitudes sustentáveis no nosso dia a dia.

Vamos mostrar que se nós colocarmos em prática pequenas ações será possível contribuir para a preservação e proteção do meio ambiente. Além disso, melhorarmos nossa qualidade de vida e garantir um planeta mais saudável para as gerações futuras. Confira algumas dicas para incluir no cotidiano:

1- Economize água

A forma como a água vem sendo utilizada tem gerado preocupações em cientistas e ambientalistas, sobretudo pela sua disponibilidade e qualidade para as gerações futuras.

Se a média de consumo global não diminuir em curto prazo, teremos problemas de escassez. Portanto, a principal atitude que devemos praticar é o consumo consciente dela, e isso vale para tudo.

Atitudes como tomar banhos rápidos, fechar a torneira ou chuveiro enquanto se ensaboa ou escova os dentes. Utilizar a água do enxágue final da máquina de lavar roupas para outros fins como, por exemplo, lavar quintal, escadas e calçadas.

Pequenas atitudes como, fechar a torneira enquanto lava a louça, entre outros, são ações simples que podemos e devemos adotar e que somente nos trarão benefícios, inclusive, financeiramente na sua conta de água no final do mês.

2- Economize energia elétrica

É necessário muito recurso natural para gerar energia, portanto devemos consumi-la com consciência.

Desligue as luzes dos cômodos e aproveite a luz do sol para iluminar o ambiente. Utilize a máquina de lavar a roupas apenas quando houver uma grande quantidade de peças (além de economizar água também poupa energia).

As lâmpadas de LED são ótimas opções, pois gastam menos energia. Procure remover a tomada de eletrônicos e eletrodomésticos que não estão sendo utilizados no momento, pois mesmo em stand by eles consomem energia.

Se puder, aposte em alternativas a partir de energia solar, eólica, entre outros. São medidas que contribuem com o meio ambiente e com a redução da conta de energia elétrica no final do mês.

3- Separe o lixo reciclável

Entre as atitudes sustentáveis, a coleta seletiva é uma das mais simples e que beneficia tanto o meio ambiente quanto diretamente muitas famílias, pois a reciclagem gera emprego e renda para inúmeras pessoas.

Separar e descartar corretamente o lixo reciclável diminui a quantidade de resíduos que é depositada em aterros. Além de contribuir com o reaproveitamento, o lixo reciclável pode se tornar um novo produto ou matéria prima.

E vamos combinar que separar lixo orgânico (restos de comida que podem ser utilizados como adubo) do lixo reciclável (papéis, latas, vidros, embalagens plásticas, etc) é super fácil, né?!

É importante nos atentarmos ao lixo eletrônico e farmacêutico, pois devem ser descartados em lugares indicados como postos de coleta porque se feito incorretamente podem contaminar águas e solos.

4- Seja um consumidor consciente: procure produtos sustentáveis e orgânicos

Uma pesquisa realizada pela Global Consumer Insights Pulse Survey, da PwC, que investiga os hábitos de consumo, revela que os consumidores estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente na hora de comprar.

No mundo cerca de 50% das pessoas afirmaram ter preocupação ecológica em suas decisões de compra e no Brasil 49% declararam-se preocupados com essa questão. Com a evolução de comportamentos mais digitais e ecológicos, a tendência é que o compromisso com a sustentabilidade só cresça.

Atualmente, diversas empresas estão investindo em políticas de sustentabilidade e na criação de produtos sustentáveis e apoiar essas iniciativas, consumindo e divulgando esses produtos é uma forma de contribuir com o meio ambiente.

Produtos sustentáveis são aqueles que apresentam o melhor desempenho ambiental ao longo de seu ciclo de vida, com função, qualidade e nível de satisfação igual ou superior, se comparado com produtos padrões.

O consumo de produtos orgânicos também só nos trazem benefícios, alimentos orgânicos são aqueles livres de agrotóxicos e demais conservantes. Além de ser mais saudável para nosso organismo, o consumo deles evita a contaminação de águas e do solo por conta de pesticidas.

Ao passar a fazer compras com mais consciência, consumindo produtos e alimentos sem desperdício e sem consumo desenfreado é possível contribuir com a natureza, se tornar mais saudável e até reduzir gastos.

5 - Reduza o consumo de plástico

Você sabia que o plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor?

O plástico é um polímero derivado do petróleo, portanto sua dissolução com o tempo se torna imperceptível e acaba se transformando em microplásticos, que são altamente poluentes. O plástico é responsável pela morte de 100 mil animais marinhos a cada ano e se não revertermos essa situação a estimativa é que em até 2050, haverá mais plásticos nos oceanos do que peixes.

Pesquisas apontam que somente 10% de todo plástico utilizado é reciclado, o restante é descartado em aterros e no meio ambiente, se levarmos em conta que um copo descartável leva cerca de 450 anos para se decompor, podemos considerar que estamos sufocando o planeta com plástico!

Para reduzir as consequências negativas devemos mudar nossos hábitos de consumo de objetos plásticos de uso único.

Por exemplo, em vez de utilizarmos copos descartáveis, podemos adotar copos ecológicos, que também são produtos sustentáveis. Eles possuem matéria prima de fonte renovável (cana de açúcar), são reutilizáveis com durabilidade de 2-3 anos, livre de BPA, metais pesados e ftalatos (compostos químicos utilizados como aditivos para tornar o plástico maleável e mais difícil de quebrar), portanto mais saudáveis para nosso organismo e possuem inúmeros outros benefícios para o meio ambiente.

Outras atitudes simples como substituir canudinhos de plástico pelo de metal, sacolas plásticas pelas ecobags (sacolas reutilizáveis) ou biodegradáveis, evitar pratos e talheres descartáveis, optar por produtos que não utilizem embalagens plásticas, etc. Essas são ações que contribuem com a diminuição do consumo de plástico, dessa forma diminuiremos a geração de lixo no planeta, a emissão de gases de efeito estufa e a contaminação das águas.

Viu, como algumas atitudes sustentáveis são super simples para adotarmos no nosso dia a dia? Se mudarmos nosso comportamento, estaremos contribuindo com um ambiente sustentável, mais saudável e por um futuro ecologicamente melhor.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/