Últimas horas de inscrição em seleção complementar para recenseador

Concurso e EmpregoSeleção do IBGE

Últimas horas de inscrição em seleção complementar para recenseador

Na Bahia, são oferecidas 571 vagas em 117 municípios 

Crédito: Arquivo/IBGE

Encerram-se nesta quarta-feira (15), as inscrições para participar do processo seletivo simplificado complementar aberto no último dia 9, pelo IBGE, para contratação temporária, em todo o Brasil, de 48.535 pessoas que vão trabalhar com recenseadores no Censo Demográfico 2022.

Na Bahia, são oferecidas 571 vagas em 117 municípios, incluindo Salvador, onde está a grande maioria das oportunidades: 374 (65,5% do total), divididas em 14 áreas de trabalho, conforme o quadro no final deste texto.

As inscrições para concorrer a uma das vagas são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela Internet, preenchendo o formulário disponível no portal do IBGE.

Esta seleção é a continuidade do processo seletivo simplificado regido pelo edital nº 10/2021, encerrado em maio deste ano, especificamente voltada para as localidades em que o número de aprovados foi menor do que o de vagas disponibilizadas - ou seja, onde ainda há vagas em aberto.

A posição de recenseador/a exige ensino fundamental completo, mas a seleção complementar será realizada pela análise de titulação acadêmica, ou seja, as pessoas inscritas ganharão pontos e serão classificadas conforme sua escolaridade. Não haverá prova. 

Os recenseadores são o coração do Censo 2022, pois são eles que visitarão todos os domicílios, em busca das informações cruciais para traçar o mais amplo e detalhado retrato de quantos somos, onde estamos e como vivemos.

O cargo tem horário de trabalho flexível e remuneração por produtividade. O IBGE preparou um simulador on-line, que calcula quanto os recenseadores devem receber, acessível no link.

Em Salvador, por exemplo, para uma carga horária de trabalho de 30 horas semanais, a remuneração mensal estimada é de cerca de R$ 1.460.

As pessoas aprovadas para as vagas de recenseador/a deverão ser convocadas no início de julho e passarão por um treinamento na semana de 18 a 22 de julho. Serão contratadas apenas as que frequentarem esse curso e forem aprovadas na avaliação final. A previsão de duração do contrato é de três meses, podendo ser prorrogado.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/