Após três anos, Bando Anunciador volta às ruas dia 9 de julho

Cultura e Eventos Feira de Santana

Após três anos, Bando Anunciador volta às ruas dia 9 de julho

Cortejo cai em uma dia de domingo

Crédito: Reprodução/@cuca_uefs
Prepare sua fantasia! Após três anos de hiato devido a pandemia de Covid-19, o Bando Anunciador de Sant'Ana volta às ruas de Feira de Santana em 2023. Uma reunião realizada nesta quinta-feira (30) entre membros do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Polícia Militar, Bombeiros Militares e demais representantes envolvidos na festa, definiu a data do cortejo, que segundo Dênio Cerqueira, um dos coordenadores do Bando, será no dia 9 de julho, domingo, o que respeita a tradição da festa, que ocorre uma semana antes do novenário em louvor a Senhora Sant'Ana, padroeira da cidade.

Durante a reunião de planejamento ainda foram discutidas mudanças no roteiro, sem definição por hora, mas que será retomada em outros encontros. O Bando Anunciador surgiu em 1860 em anúncio à Festa de Sant'Ana e chegou a ter o cortejo proibido de sair às ruas na década de 80 do século XX. Foi através de uma iniciativa da UEFS que o cortejo foi retomado em 2007. Segundo a organização da festa, na última edição em 2019, 40 mil pessoas participaram do evento. Uma das marcas da festa são os 'bandos' que saem de diversos bairros de Feira de Santana até o centro da cidade, na Rua Conselheiro Franco, na sede do CUCA e deste ponto saem novamente em cortejo por outros pontos do centro da cidade.

Em 2022, o Bando Anunciador passou a fazer parte do calendário oficial de festas populares de Feira de Santana. A iniciativa foi fruto do Projeto de Lei de autoria do vereador Sílvio Dias. Já em 2018, um projeto de lei de autoria do vereador Luiz da Feira na foi aprovado na Câmara de Vereadores declarando o Bando Anunciador Patrimônio Cultural Imaterial de Feira de Santana.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/