Caetano, Wagner Moura e Daniela Mercury denunciam censura no Brasil

Cultura e EventosComissão da OEA

Caetano, Wagner Moura e Daniela Mercury denunciam censura no Brasil

Os três apontaram censura à produção artística

Crédito: Reprodução Instagram

Os baianos Wagner Moura, Caetano Veloso e Daniela Mercury denunciaram, na última terça-feira (14), a censura no Brasil à Comissão Interamericana de Direitos Humanas (CIDH). A saber, a CIDH é um órgão independente da Organização dos Estados Americanos (OEA). Os três apontaram censura à produção artística durante a gestão de Jair Bolsonaro no setor cultural.

Assim, Wagner Moura, diretor de "Marighella" - filme brasileiro mais visto desde o início da pandemia -, citou as dificuldades para a exibição do longa no país. O filme estrearia em 20 de novembro de 2019, dia da Consciência Negra. Em agosto, porém, a Agência Nacional de Cinema (Ancine) negou a antecipação da verba de complemento para viabilizar o lançamento.

Naquele ano, Bolsonaro falou que colocaria um "filtro" na agência para a aprovação de projetos. Marighella estreou no Brasil apenas no início de outubro deste ano.

Já Caetano Veloso relembrou a sua prisão, na época da ditadura em virtude do AI-5. O cantor disse que "dói muito ver gente indo a rua pedindo a volta" do regime. Daniela Mercury exigiu uma reação. A cantora considerou que "a nova política pública inaugura um tipo inédito de censura, que impede a livre manifestação artística ao negar o financiamento público".

A audiência foi marcada a pedido do Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão Artística (Mobile).
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/