Diversão em Cena abre temporada 2023 em Feira de Santana com 'Histórias do Mundão'

Cultura e EventosEspetáculo

Diversão em Cena abre temporada 2023 em Feira de Santana com 'Histórias do Mundão'

Apresentação está marcada para o dia 10 de junho, no SESI 

Crédito: Divulgação
Tudo pronto para o início da temporada 2023 do Diversão em Cena na cidade de Feira de Santana. Promovido pela Belgo Arames e Fundação ArcelorMittal, o maior programa de formação de público para teatro infantil do país traz ao interior da Bahia uma atração especial: o espetáculo Histórias do Mundão. A apresentação está marcada para o dia 10 de junho, às 16h, no SESI Saúde - Feira de Santana, com entrada gratuita. A classificação etária é de 3 anos.

Montado pelo grupo Chegança Atelier Cultural, a atração é um espetáculo de contação de histórias que propõe uma reflexão sobre as memórias que edificaram a identidade brasileira. Cansadas de só olhar o mundão através das telinhas, as irmãs Tina e Kekeu decidem que é hora de conhecer o diferente. Num mergulho sobre as palavras, a poesia e a musicalidade, as irmãs embarcam numa aventura mágica pelo mundo da leitura e da contação de histórias. O espetáculo se ocupa da valorização da cultura identitária brasileira, resgatando o universo da memória ancestral e cultural dos seus povos, no sentido de pensar sobre as diferenças que regem o seu corpo social. Além disso, aborda o uso massivo dos aparelhos eletrônicos no período da infância, tornando o cotidiano das crianças, em sua maioria, com pouco estímulo à imaginação.

Já no sábado (17), às 16h, no SESI - Feira de Santana, o grupo Trupe Encantos do Sertão apresenta o espetáculo "Memórias de uma noite de São João". A peça tem duração de 50 minutos, entrada gratuita e classificação etária livre.

Em "Memórias de uma noite de São João", Maria conta que ainda pequena aprendeu a contar histórias com seus avós. Recheada de objetos que trazem à sua memória lindas histórias e músicas, Maria resolve sair estrada afora. Acompanhada dos seus melhores amigos, o grupo conta e canta as mais belas e surpreendentes histórias vividas em uma noite de São João. O espetáculo une as linguagens do teatro e da música, reunindo canções do período junino e convidando o público a mergulhar nas histórias de São João, aquelas contadas ao pé da fogueira, regadas a boa música e comidas típicas do sertão.

As apresentações são viabilizadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com produção da Tríplice Cultural.

Acesso e formação de público

Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua diretamente em duas vias: a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em dez anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 2 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1 milhão de pessoas. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/