Espetáculo 'Lucas da Feira: O sujeito antes mito' retorna aos palcos neste final de semana

Cultura e EventosVamos ao teatro

Espetáculo 'Lucas da Feira: O sujeito antes mito' retorna aos palcos neste final de semana

A peça fala sobre uma figura mitológica que ficou conhecida por lutar contra escravidão

Crédito: Divulgação

Na próxima sexta e sábado, estará em cartaz a peça "Lucas da Feira: O sujeito antes do mito", um espetáculo realizado pelo Grupo Recorte de Teatro de Feira de Santana. A apresentação acontece nos dias 23 e 24 de setembro, às 20H, no Teatro CUCA e os ingressos poderão ser adquiridos pelo Sympla ou na bilheteria do teatro no dia do espetáculo. 

Em seu enredo, a peça teatral conta a história de Lucas da Feira, uma figura mitológica de Feira de Santana na primeira metade do século XIX, chamando atenção da Bahia e do Brasil sendo considerado, por muitos, dono das matas de Feira de Santana, Cachoeira e São Gonçalo.


Sobre a obra

A peça conta a história de Lucas Evangelista que foi eternizado como lenda, mito, herói e bandido, sendo considerado dono das matas e estradas em torno da Feira de Santana, Cachoeira e cidades vizinhas. Durante a primeira metade do século XIX, Lucas juntamente com um banditismo social inato e de resistência ao sistema escravista, ganhou reconhecimento na história da Bahia e do Brasil. A peça, sob direção e roteiro de Fernando Souza, traz a trajetória do sujeito Lucas desde a infância até a formação do seu bando e sobretudo nas particularidades do homem escravizado antes da lenda.

Segundo o diretor, a mensagem principal da obra é resgatar a história não só de Feira, mas também da Bahia e do Brasil, através de uma figura que desafiou um sistema de forma revolucionária. "A peça Lucas da Feira é um resgate histórico memorial sobre Feira de Santana, sobre a Bahia, sobre o Brasil colonial, sobre escravidão, sobre preconceito, sobre o que era ser homem e mulher escravizado e também sobre uma figura mitológica que desafiou o sistema. Um escravo fugido que sobreviveu 20 anos lutando contra esse sistema. Então é um espetáculo que reafirma o poder que esse personagem teve", conta Fernando.

Através do espetáculo, é possível conhecer essa figura histórica e as mazelas deixadas pelo sistema escravista como preconceito e racismo. Um espetáculo lindo, com um processo de construção e pesquisa do século XIX bem fundamentado e bastante dinâmico com 14 atores em cena.

Histórico do Grupo Recorte de Teatro

O Grupo Recorte de Teatro surgiu em 2014 com o espetáculo "Encarceradas'' como formador do Grupo. O primeiro trabalho de autoria do Diretor Fernando Souza, teve sua estreia em setembro de 2014 e traz a realidade feminina nos presídios brasileiros.

Além disso, o grupo também tem em seu currículo participações em festivais e projetos culturais como: FENATIFS, 4x4, Feira Tem Teatro, Se Mostra Interior e o Festival do Interior da Bahia, onde foi indicado ao Prêmio Braskem de Teatro com o espetáculo "Encarceradas" na categoria Espetáculo do Interior.

Serviço:

Data: 23 e 24/09/2022

Horário: 20h

Local: Teatro do Cuca

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)

Classificação: 12 anos

Endereço: Rua Conselheiro Franco, 66, Centro

Links do Sympla:

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/