Final da 6ª edição do Miss Afro Feira de Santana será nesta sexta, 20

Cultura e EventosFeira de Santana

Final da 6ª edição do Miss Afro Feira de Santana será nesta sexta, 20

15 mulheres chegaram a fase final

Crédito: Reprodução

A grande final do Concurso Miss Afro Feira de Santana 2022 – 6ª Edição, que trouxe como tema central "A Essência da Negra Jhô", será realizada na próxima sexta-feira (20), ás 19 horas no Teatro Municipal Margarida Ribeiro. O acesso será gratuito, mas a plateia está convidada a doar um pacote de absorvente que posteriormente será entregue pelo Núcleo Moviafro de Ação Social (NUMAS), para meninas e mulheres moradoras de comunidades carentes como forma de apoiar na luta contra a pobreza menstrual. Será exigido a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 com o ciclo completo.

Foram 4 meses de atividades com palestras, rodas de conversas, minicursos, oficinas, questionários, fóruns e enquetes, além de atendimento com psicólogas, assistentes sociais e advogadas. A 6ª edição do Concurso Miss Afro que reuniu este ano 138 meninas e mulheres negras de Feira de Santana e mais 8 municípios da Região Metropolitana, chega a mais uma final.

As 15 beldades negras mais bem colocadas após um longo processo de preparação, de empoderamento, através da conscientização, irão desfilar para uma comissão de avaliação formada por 7 personalidades negras feirenses ligadas a ação afirmativa que tem se consolidado como um verdadeiro espaço informal de educação. Para a organização do evento não se trata de uma disputa entre mulheres negras, todas já demonstraram capacidade para representar não só um movimento, mas também toda uma comunidade onde a mulher negra ocupa um importante papel que na maioria das vezes não é reconhecido e essa ação afirmativa foi criada para mudar o cenário de negação, invisibilização e apagamento.

O Miss Afro ao longo de seis anos de atuação já alcançou cerca de mil meninas e mulheres negras que na maioria residem nas periferias e tem uma história de dor, sofrimento e de muita luta onde para elas não existe outra alternativa a não ser enfrentar. Corpos negros que são atravessados pelas mais diversas dores, mas que no Miss Afro encontram formas de se defender, e vencer as batalhas mais intimas.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/