Lançada terceira edição da FLITA, que acontece em Aratuípe, baixo-sul baiano

Cultura e EventosFeira literária

Lançada terceira edição da FLITA, que acontece em Aratuípe, baixo-sul baiano

Evento acontece entre 23 e 26 de novembro 

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Aratuípe
Depois de dois anos de sucesso, a terceira edição da Festa Literária de Aratuípe (FLITA) promete movimentar a região do baixo-sul com uma ampla programação de atividades que valorizam a leitura e a cultura.

A programação completa da FLITA, que acontece entre os dias 23 e 26 de novembro, foi anunciada em um pré-evento na sexta-feira (22), no Auditório Municipal Edvaldo Machado Boaventura.

"No ano do Bicentenário da Independência da Bahia, entendemos que tratar da memória, bem como discutir como ela convoca conhecimentos sobre território, povo, culturas e dos nossos saberes tradicionais é uma forma de iluminar o presente e alinhavar o futuro", avalia a curadora do evento, Meg Heloise.

O tema Literatura e Memória norteará as discussões das mesas, conferências e bate-papos, lançamentos de livros. "Todas as atividades provocando a reflexão e consciência sobre como a literatura forja, acolhe e registra as memórias", acrescenta Heloise que aproveita para anunciar que o site do evento está no ar no endereço eletrônico . A curadora faz mistérios sobre os nomes potentes da literatura baiana que já estão confirmados para a FLITA deste ano, mas adianta a realização de uma exposição fixa em homenagem ao poeta, músico e jornalista aratuipense José Leone, falecido em 1983.

A Festa Literária de Aratuípe (FLITA) é uma realização da Prefeitura Municipal de Aratuípe e conta com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Educação. Para o prefeito de Aratuípe, Antônio Marcos Araújo de Souza, a FLITA é a realização de um grande sonho para a comunidade, um evento de celebrar memórias e construir legado. "É um momento de estímulo para os nossos munícipes, sobretudo para as nossas crianças e jovens estudantes, para o desenvolvimento do gosto pela leitura, escrita e pela arte literária, que certamente tem impacto muito positivo para o processo formativo e desenvolvimento humano". 

A Bahia vive um momento de efervescência literária. Além da Bienal do Livro, Flipelô e Flica (Festa literária de Cachoeira), eventos mais tradicionais do segmento, muitos municípios têm se mobilizado para organizar eventos onde a literatura é o centro das atenções. O prefeito ainda diz que a expectativa é ampliar o número de participantes e de pessoas envolvidas com a Festa Literária de Aratuípe. "Esperamos contar com a participação de muitos estudantes, professores e representantes de instituições educacionais da região, além de todos que são amantes da boa literatura". 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/