Libú do Reggae completa 32 anos de carreira com show no Mercado de Arte

Cultura e EventosFeira de Santana

Libú do Reggae completa 32 anos de carreira com show no Mercado de Arte

O projeto relembra os maiores sucessos 

Crédito: Divulgação

Atenção nação regueira de Feira de Santana! Uma das maiores referências da música feirense e representante da nação reggae "raiz", o cantor e compositor Edson Vitorino dos Santos, mais conhecido como Libú do Raggae, realiza um grande show para comemorar os seus 32 anos de carreira. O espetáculo será no Mercado de Arte Popular (MAP), dia 8 de outubro, às 12h. Durante o evento o artista lançará o seu mais novo trabalho: "Amor de Carnaval" que já está na "boca do povo".

O projeto denominado "32 Anos de História/32 Anos de Carreira", relembra os maiores sucessos e conta com o apoio cultural da Rádio Geral. O cantor trará participações especiais e promete um show inesquecível.

Biografia

O artista começou a escrever composições ainda muito cedo, na infância e sempre teve uma vida de muito sofrimento e dores. Ele teve que começar a trabalhar ainda muito novo, para ajudar a família e sobreviver. Passou por muitas dificuldades, iniciou carreira no futebol (sua segunda paixão depois da música), mas por falta de estrutura, não pôde seguir no esporte.

Libú foi um dos fundadores da banda Afro Furacão do reggae, sucesso no início da década de 90. Foi então que Edson Vitório ganhou notoriedade e passou a ser conhecido pelo nome artístico, Libú do Reggae.

O cantor foi um dos poucos brasileiros a cantar com jamaicano Jimmy Cliff, uma das maiores referências mundiais do cenário do reggae. Viu canções autorais se tornaram sucesso nos Carnavais e Micaretas do Brasil, dividiu palco com cantores e bandas como Grafite, Sportpress, Paulo Bindá. Fez parcerias musicais com: Banda Mato Seco, Dj Raspel, Géo Faier e Kamaphew Tauá entre outros.

Por causa de um som percussivo "diferenciado" a mídia passou a chamá-lo de Olodum da Feira e era sempre referenciado junto de outras grandes bandas como Ilê Ayê e Muzenza. Esteve no Japão em turnê durante 8 meses, através de um projeto cultural que levou a música e a cultura baiana para a Terra do Sol Nascente.

Completando agora 32 anos de carreira, Libú continua na ativa. No último Carnaval de Salvador, por exemplo, ele foi uma das atrações da festa e foi prestigiado pela mídia nacional, assim como também reverenciado por grandes nomes do Axé Music.

Projeto Social

Fundou a conhecida banda afro Coração da Jamaica no bairro Rua Nova, onde começou um projeto de resgate com meninos em situação de rua. O objetivo do projeto era transformar as vidas através da cultura afro musical, afastando assim dos riscos eminentes. Ele mesmo enfrentou e venceu as adversidades de uma vida de privações, ressalta a importância da arte como agente transformador. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/