Livro de memórias celebra 171 anos da Igreja Senhor dos Passos

Cultura e EventosFeira de Santana

Livro de memórias celebra 171 anos da Igreja Senhor dos Passos

Lançamento abre comemorações do Jubileu de Diamante da Paróquia 

Crédito: Divulgação

No próximo domingo (18), será lançado o livro "Memórias: Igreja Senhor dos Passos - 171 anos de devoção", abrindo assim as comemorações do Jubileu de Diamante, correspondente aos 60 anos de criação da paróquia, que serão completados em 2024. A obra, na verdade se trada de um livro-reportagem que traz a história completa da paróquia, sendo mais uma edição da Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie Poppino. 

A pesquisa e texto são de Carlos Brito e Carlos Mello. "Uma obra rica de significados, porque revisita a trajetória histórica do templo erguido para a glória do Senhor, ao mesmo tempo que faz memória da Igreja viva, povo de Deus", considera na apresentação do livro, o bispo diocesano de Eunápolis dom José Edson Santana Oliveira, que foi pároco da Paróquia Senhor dos Passos, entre 1990 e 1996.

"A sua incansável determinação foi, sem sombra de dúvidas, a grande alavanca para que o principal objetivo daquela luta fosse alcançado, a construção do belo templo da Igreja Senhor dos Passos", está no preito de gratidão ao coronel Francisco de Macedo (1857-04.10.1952), construtor da Igreja Senhor dos Passos.

Foi esse cidadão que "mobilizou a comunidade católica para arrecadas fundos, através da doação de materiais, recursos financeiros, bandos precatórios e campanhas de diversas naturezas, a exemplo de festas, peças de teatro e bingos".

Embutida na fachada anterior, à esquerda da porta principal da Igreja, nota-se uma lápide de mármore com os seguintes dizeres em alto relevo: "Construída pelo Cel. Francisco de Macedo, com auxílio do povo catholico da Feira de Sant'Anna. 1921-1936".

Na edição, ilustrada com fotografias, consta como tudo começou, histórico da construção - primeira etapa de 1921 a 1936, segunda etapa de 1951 a 1979 -, reforma e restauração, reforma do telhado, restauração das partes interna e externa, decreto de desapropriação, escrituras de desapropriação, de permuta e de doação. Traz ainda publicações do jornal "Folha do Norte", entre 1917 e 1974.

O custo do livro é de R$ 30 e o valor arrecadado será revertido para a compra de cobertores que serão distribuídos para famílias carentes.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 15 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/