Mano Brown recebe título de 'Doutor Honoris Causa' de universidade baiana

Cultura e EventosTítulo da UFSB

Mano Brown recebe título de 'Doutor Honoris Causa' de universidade baiana

Ídolo do rap nacional e líder do Racionais MCs homenageou a mãe 

Crédito: Reprodução/Instagram

Aplaudido de pé e ao som de "A vida é um desafio", o rapper Mano Brown recebeu o título de "Doutor Honoris Causa", concedido pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), na última quarta-feira (1). A cerimônia foi realizada no Teatro Municipal Candinha Dórea, na cidade de Itabuna, região sul da Bahia.

Visivelmente emocionado, o compositor iniciou o seu discurso prestando homenagem à sua mãe, a saudosa "Dona Ana", que faleceu em 2016 aos 85 anos. Originária da Bahia, ela deixou o estado aos 15 anos rumo a São Paulo, em busca de melhores oportunidades.

"Voltar à Bahia e receber esse título é muito simbólico, porque minha mãe saiu do interior da Bahia humilhada, se sentindo a pior pessoa de todas. A vida nunca foi fácil. Queria que ela estivesse viva para ver isso", desabafou o artista.

A proposta de homenagem ao artista foi idealizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da UFSB, coincidindo com a celebração dos 50 anos do Hip-Hop.

Em seu discurso, Mano também agradeceu aos demais integrantes do grupo paulistano, à sua família e aos terreiros de Candomblé que sempre fizeram parte de sua vida.

"DJ KL Jay um dos caras mais honesto que já conheci na minha vida. Ice Blue por ser meu irmão, meu parceiro. Edi Rock por ser a melhor voz do rap nacional, companheiro, braço forte. Tenho o melhor grupo que eu poderia ter", disse Brown.

"A nossa família, família Santa Rita, nosso terreiro, botou comida na nossa mesa, deu teto pra gente se abrigar. Fui um cara criado em terreiros, pelo menos uns quatro terreiros de Candomblé em toda a minha vida", continuou.

Para finalizar, o rapper destacou a sua relação com a Bahia. "Quero agradecer à Bahia por esse reconhecimento, porque tinha que ser aqui mesmo. Esse é o meu lado étnico que eu mais ostento. Tenho orgulho em dizer que sou afrobaiano. Aqui é a Bahia, onde o Brasil é mais Brasil".

Ao final da cerimônia, durante sua performance cultural, Brown escolheu cantar "Vida Loka II", cuja canção foi lançada em 2002. 

Com informações da CNN Brasil.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/