OXEAXEEXU, do BaianaSystem, ganha edição comemorativa em vinil duplo

Cultura e EventosÁlbum mais recente

OXEAXEEXU, do BaianaSystem, ganha edição comemorativa em vinil duplo

A obra é uma viagem de ida e volta pelas músicas, culturas, espiritualidades e políticas

Crédito: Divulgação

OXEAXEEXU, álbum mais recente do BaianaSystem, foi lançado nas plataformas digitais em abril de 2021, em meio às incertezas da pandemia do Covid-19. Agora, o disco carregado de alma ganha corpo em forma de vinil, em edição limitada assinada pelo projeto Rocinante Três Selos em parceria com a Máquina de Louco, selo do próprio BaianaSystem, no dia 20 de novembro.

O álbum, o quarto na discografia do grupo, é resultado de um processo de introspecção criativa imposto pelo distanciamento social. O lançamento em LP é encarado, de certa forma, como o fechamento de um ciclo para o grupo, de um álbum lançado durante um tempo tão sombrio e que traz em sua essência os tratados desse tempo.

Em 2021 o disco chegou às plataformas de streaming em três atos: Navio Pirata, Recital Instrumental e América do Sol. Passados dois anos, essa viagem ganha outra narrativa e se reconfigura em nova ordem, um novo sentido, conduzida por um único tema: a fé, a luta, a transformação e a esperança nos unem como povos em busca dessa nação Brasiliana, e o disco é um movimento nessa direção.

A obra é uma viagem de ida e volta pelas músicas, culturas, espiritualidades e políticas que unem o nordeste brasileiro, a África Oriental e a América Latina. Em 21 faixas, o BaianaSystem leva os ouvintes em uma simbólica travessia transatlântica que inspira a pensar, dançar e transbordar emoções.

A edição em vinil duplo de OXEAXEEXU é um convite para uma conexão ainda mais profunda com a afrolatinidade através da música original de BaianaSystem. O LP, como nenhum outro formato, oferece uma potência singular a um álbum já tão carregado de significados e sentimentos.

O LP tem texto de encarte de Felipe Peixoto Brito, pesquisador autodidata homenageado pelo grupo em "O Futuro Não Demora". Brito lidera o grupo de pesquisa Maré de Março na Ilha de Itaparica, onde foi gravado o álbum de 2019, e também participou do processo de pesquisa para o disco.

O vinil duplo de OXEAXEEXU estará disponível a partir de 20 de novembro, no e-commerce exclusivo do projeto.

Tracklist

1. REZA FORTE

2. RAMINHO

3. DANÇA DE AIRUMÃ

4. CORNETEIRO LUÍS

5. BRASILIANA

6. CHAPÉU PANAMÁ

7. PACHAMAMA

8. CAPUCHA

9. OXE

10. VIXE

11. A VIDA É CURTA PRA VIVER DEPOIS

12. RADIO AFRICA

13. NAULIZA

14. CATRACA

15. O QUE NÃO ME DESTRÓI ME FORTALECE

16. MONOPÓLIO

17. TUBARÃO

18. BARBATANA

19. CRIADO MUDOU

20. GUERRA BATALHA

21. REZA FREVO

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 14 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/