Pablues homenageia filho em novo single da banda Casapronta e os Assentados

Cultura e EventosLançamento

Pablues homenageia filho em novo single da banda Casapronta e os Assentados

'16 de agosto' é dupla celebração ao festejar cultura iorubá

Crédito: @meninobonzin_/Divulgação

Ancestralidade, o devir e o presente compõem "16 de agosto" single que estará disponível em todas as plataformas de música a partir da data homônima à canção. Este é mais um lançamento da banda Casapronta que agora retoma suas atividades com o um novo formato de banda: Casapronta e os Assentados. A música foi composta há vinte e dois anos, em homenagem ao primeiro filho do vocalista e compositor, Pablues.

O dia 16 de agosto é um dia especial para o candomblé e a umbanda, onde se homenageia "o velho, o dono da terra". Obaluaê e Omolu, na cultura Ioruba, Sapatá na cultura Fon e Kaviungo na cultura Bantu. Como a cultura Ioruba é a mais difundida no Brasil, Obaluaê e Omolu são sincretizadas com os santos da igreja católica São Roque e São Lázaro. O Casapronta e Os Assentados fazem homenagem a essas entidades, na canção '16 de agosto', mas também como bandeira de luta e resistência por uma liberdade religiosa.

Quando ainda era estudante universitário em Feira de Santana, cursando Geografia da UEFS, Pablues teve a feliz notícia da chegada de seu filho Arthur. Rumou para Camaçari, cidade onde já residia a mãe do seu filho para trabalhar na indústria. "Em meio a tantas incertezas, principalmente como seria a minha vida como pai e a futura convivência com meu filho, resolvi escrever uma canção, transpondo nela todo esse sentimento que me tomou", explica Pablues. 

Antes de tudo, '16 de agosto' é um presente para a banda, mas principalmente para Arthur, que foi a inspiração para a canção, e que completa 23 anos dia 16 de agosto de 2022 – de onde foi tirada o nome para a canção.

O novo single que sai pelo selo Banana Atômica, foi gravada no Estúdio Drums Room, na cidade de Cruz das Almas, onde Pablues reside atualmente, e tem participações de Guto Louvores na sanfona, Tamires Teles como segunda voz, Petry Lordelo na percussão, Jalon Oliveira em um dos violões, além de Rafael Razz no baixo e o próprio Pablues, interpretando e tocando o violão base.

Na capa, está o trabalho de @meninobonzin_, ou Tarsinho para os íntimos, primo de Arthur, jovem que vem tendo destaque no cenário das artes visuais. A curiosidade é que a colagem da capa é um desenho do próprio Arthur, representando o pai, quando tinha seis anos.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/