“Pipas Literarts nas escolas” leva contação de histórias e cultura da paz, em Feira de Santana
Entre as ações realizadas, destacam-se a oficina artística"Um corpo que fala", voltada para jovens formados pelo coletivo Bahia pela Paz
O projeto "Pipas Literarts nas escolas" dá início a uma nova jornada de arte e imaginação na comunidade do bairro da Conceição, em Feira de Santana (BA), por meio da arte de contar histórias. A iniciativa promove oficinas, espetáculos e vivências literárias que unem literatura, música e cultura popular, com o objetivo de fomentar a leitura, a criatividade e o fortalecimento dos laços afetivos nas escolas públicas e na comunidade.
Idealizado como uma ação de promoção da cultura da paz, o projeto propõe momentos de escuta, imaginação e criação coletiva, em que crianças, jovens e professores são convidados a mergulhar no universo da narrativa oral e na força simbólica das histórias.
Entre as ações realizadas, destacam-se a oficina artística "Um corpo que fala", voltada para jovens formados pelo coletivo Bahia pela Paz; as oficinas de contação de histórias destinadas a estudantes e educadores do bairro; e o espetáculo "Já é Natal, no meu sertão", criado especialmente para o projeto. No espetáculo, três contadores de histórias se reúnem em um cenário sertanejo iluminado pela estrela-guia, entre cantigas, poesias de cordel e elementos do reisado, para narrar o nascimento de Jesus de forma regional e poética.
📱Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
A montagem celebra valores como fé, solidariedade e amor, convidando o público a renovar a esperança e o sentido de comunidade.
As atividades acontecem em escolas e espaços parceiros, como a sede do Coletivo Bahia pela Paz, a Escola Municipal Eurides Franco de Lacerda, a Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho, o CMEI Eduarda Oliveira França e a Pré-Escola Amparo às Crianças. O projeto, que tem produção executiva de Aloma Galeano, celebra os cinco anos de atuação do grupo Pipas Literarts, reafirmando o compromisso com a formação do leitor literário e com a valorização da cultura popular.
O Pipas Literarts nas escolas acredita na força transformadora da arte e da palavra — um convite para que novas histórias possam nascer, voar e semear afetos. O projeto foi contemplado nos editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura — Governo Federal. A iniciativa também integra o Programa Estadual Bahia Pela Paz.
PROGRAMAÇÃO 27/11 (Quinta-feira)Oficina "Contação de histórias"
Hora:
– Primeira turma: 08h às 11h
– Segunda turma: 14h às 17h
Local: Centro Municipal de Educação Infantil Eduarda Oliveira França
Rua Marilândia, 160, Conceição.
Espetáculo "Já é Natal no meu sertão"
Hora:
– Primeira sessão: 9h às 10h
– Segunda sessão: 14h às 15h
Local: Pré-Escola Amparo às Crianças
Rua Morrinho, 435, Mangabeira.
Oficina "Contação de histórias"
Hora: 15h às 17h
Local: Pré-Escola Amparo às Crianças
Rua Morrinho, 435, Mangabeira.
Espetáculo "Já é Natal no meu sertão"
Hora:
– Primeira sessão: 9h às 10h
– Segunda sessão: 14h às 15h
Local: Escola Municipal Eurides Franco de Lacerda
Rua Frei Joaquim, s/n, Conceição.
Espetáculo "Já é Natal no meu sertão"
Hora:
– Primeira sessão: 9h às 10h
– Segunda sessão: 14h às 15h
Local: Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho
Rua da Penha, s/n, Conceição.
Espetáculo "Já é Natal no meu sertão"
Hora:
– Primeira sessão: 9h às 10h
– Segunda sessão: 14h às 15h
Local: Escola Municipal Professora Emiliana Souza Oliveira
Rua Mantenópolis, s/n, Conceição.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.