Projeto Retretas vai animar a cidade durante o Natal Encantado
A estreia, no dia 17 de dezembro, às 19h, contará com apresentação da Filarmônica 25 de Março
Uma das tradições mais marcantes da vida cultural de Feira de Santana, as retretas voltam a animar as noites no centro da cidade durante o Natal Encantado. Resgatando as apresentações em coretos nas praças, sem sonorização eletrônica, o Projeto Retretas estreia no dia 17 de dezembro, às 19h, no coreto da Praça Monsenhor Renato de Andrade Galvão, a Praça da Matriz da Catedral Metropolitana de Senhora Santana.
O palco de estreia não poderia ser mais emblemático: o coreto da Praça da Matriz, construído em 1916 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-BA). Este espaço histórico já viveu momentos memoráveis da vida noturna feirense, reunindo pessoas de diversas idades para assistir às apresentações das tradicionais filarmônicas.
Seguindo o mesmo formato histórico que consolidou uma tradição secular, o projeto traz aos coretos o melhor das retretas. A estreia, no dia 17 de dezembro, às 19h, contará com apresentação da Filarmônica 25 de Março.
O presidente da Filarmônica 25 de Março, Carlos Brito, destaca a importância do Projeto Retretas para o resgate cultural no município. "Além de desenvolver a atividade cultural na cidade, pretendemos formar novo público para fortalecer e revitalizar os coretos nas praças públicas", afirmou.
Carlos Brito informa ainda que serão, ao todo, dez apresentações da Filarmônica 25 de Março, única da cidade que permanece em atividade contínua. Cada apresentação também contará com a presença de uma filarmônica convidada de cidades da região, para apresentações nos coretos das praças da Matriz, Froes da Motta e Bernardino Bahia.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
A tradição das retretas em coretos remonta ao início do século passado, quando o público se reunia com frequência nas praças centrais, como a Praça da Matriz, a Praça Froes da Motta e a Praça Bernardino Bahia.
O Projeto Retretas também abre espaço para apresentações de outras bandas da região, convidadas para dividir o palco com a Filarmônica 25 de Março. Na noite de estreia, a convidada será a Filarmônica 25 de Dezembro, de Irará.
O maestro da Filarmônica 25 de Março, Antônio Neves, ressalta a importância da iniciativa. "Queremos devolver à cidade uma experiência que fez parte da memória de muitas gerações", afirma.
O projeto também contará com uma exposição fotográfica de imagens antigas de Feira de Santana. A mostra "Notas de um Tempo Antigo: Imagens que Contam Histórias" será apresentada nas dez apresentações previstas.
O Projeto Retretas é uma produção da Sociedade Filarmônica 25 de Março, com patrocínio da DPC Distribuidora, Bartofil e apoio institucional da Fundação Senhor dos Passos, passando a integrar oficialmente a programação do Natal Encantado.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.