Samba rural vai tomar conta do distrito da Marinha neste domingo, 17

Cultura e Eventos​Feira de Santana

Samba rural vai tomar conta do distrito da Marinha neste domingo, 17

O evento busca valorizar o samba rural em Feira de Santana

Crédito: Divulgação

O projeto "Do mais velho ao mais novo: é assim que se faz samba" vai realizar uma apresentação com o grupo Sambadores do Nordeste, com a presença de Bumba Meu Boi e com Seu Arlindo, importante personalidade da comunidade de Candeal II, no distrito de Matinha. O evento vai ocorrer no referido distrito, no Corredor de Lene, no domingo (17), a partir das 14h.

Como o próprio nome do projeto sugere e de acordo com os organizadores, o evento busca valorizar o samba rural em Feira de Santana, destacando a preservação da memória do samba rural e incentivando as gerações futuras a preservarem o samba. "No dia do evento vamos fazer uma jornada de samba com o sambador mais velho, Seu Arlindo, meu avô. Vai ser um encontro muito bonito de gerações e de alegria", comemora e convida, Naldo Barcelar, proponente e integrante do grupo Sambadores do Nordeste.

Este é um dos 20 projetos contemplados na Mostra da Diversidade Cultural - 2021, um edital que tem a realização da ONG Favela é Isso Aí, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal e Belgo Bekaert Arames, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e faz parte do programa Belgo Bekaert Forma e Transforma, que busca promover ações de pesquisa, registro e difusão do patrimônio imaterial em Feira de Santana desde 2016.

Mais sobre a Mostra

Realizada pelo Favela é Isso Aí, a Mostra integra o programa Belgo Bekaert Forma e Transforma em Feira de Santana desde 2016. A Mostra teve sua primeira edição em 2018 e foi pioneira ao lançar seu edital de emergência cultural no início de 2020, quando foram contemplados 46 projetos feirenses. Essas produções virtuais podem ser vistas através do youtube da realizadora (www.youtube.com/FavelaEIssoAi) ou através do site www.favelaeissoai.com.br.

Em Feira, a primeira edição foi totalmente presencial, mas as edições seguintes precisaram ser adaptadas ao modelo híbrido, parte presencial e parte virtual. Durante a pandemia já foram 73 vídeos produzidos pelos participantes da Mostra, com mais de 20 mil visualizações, além de oito publicações, disponíveis para download na página do projeto https://www.favelaeissoai.com.br/mostra-diversidade-cultural/.

Deste as primeiras edições, antes da pandemia, cerca de 70 grupos culturais e iniciativas de Feira de Santana já foram contemplados nos editais da Mostra, com repasse de mais de R$ 300.000, atendimento às demandas dos artistas e grupos culturais deste município.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/