Sementes de Letramento: projeto sobre escola sustentável ganha força na Flifs

Cultura e EventosFeira de Santana

Sementes de Letramento: projeto sobre escola sustentável ganha força na Flifs

Stand da Seduc fomentou diversos temas sobre educação

Crédito: Lila Oliveira/FE

A 15ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs) termina neste domingo (4) e a Secretária de Educação (Seduc), através do Departamento de Ensino e da Divisão de Inclusão e Diversidade, fortalece a ideia da Escola Sustentável. O stand da Seduc, cujo tema: "Sementes de Letramento" trouxe para Flifs, as temáticas da Educação do Campo, o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Ambiental, Educação Escolar Quilombola e Educação Etnicoracial.

A professora Railda Neves, coordenadora do Grupo de Inclusão e Diversidade, conta que a ideia de Escola Sustentável passa pelo cuidado e compromisso com meio ambiente, pelo cuidado com respeito à diferença, pela certeza e importância da Semente do Letramento. "Semeamos sementes diversas, apresentamos mudinhas em recipientes recicláveis e reutilizáveis". Estimulamos vida, a partir das sementes, algo imprescindível nesse pós-distanciamento social. O tempo de dor precisa ser transformado em cor, alegria e alternativas para continuar existindo. "Que as pessoas possam, de forma plural, ampliar sua visão de mundo", diz.

A professora Maria Cristina Sampaio fala da proposta de trabalhar sementes crioulas nas escolas. "Desenvolver projetos com nossos estudantes, estimulando neles o exercício do plantio, de cuidar. É uma proposição didática de diálogo, educação e natureza. A oficina: ʻPor uma estética Negra', por exemplo, que destaca a questão da autoestima e negritude, tudo de forma lúdica é uma parte disso", explana.

Cassia dos Santos, acadêmica de Letras Vernáculas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), fala sobre a importância do acesso a cultura para estudantes. "Eu achei muito interessante, principalmente, por promover aos estudantes de escolas públicas o acesso aos livros. Sobre a analogia de sementes do Letramento, com a ideia de plantar e reutilizar, é bem importante porque de fato planta a semente do conhecimento", defende a futura educadora.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/