SESC Feira retoma atividades presenciais

Cultura e EventosCultura

SESC Feira retoma atividades presenciais

O Centro Cultural SESC Feira de Santana (SESC Feira), retoma suas atividades presenciais nesta sexta-feira (3), com SESC Sonoridades

Crédito: Divulgação

Sendo um dos primeiros setores a parar por conta da pandemia do novo coronavírus, a cultura vem retomando suas atividades aos poucos. E dando início a esse processo, o Centro Cultural SESC Feira de Santana (SESC Feira), retoma suas atividades presenciais nesta sexta-feira (3), com SESC Sonoridades. O espaço já conta com programação para todo o mês de setembro.

Segundo o produtor cultural da unidade, Hygor Almeida, a decisão da retomada foi tomada mediante a publicação a Prefeitura de Feira do protocolo de reabertura dos espaços culturais, autorizando o funcionamento de espaços culturais. "O SESC Feira Centro, nosso Centro Cultural e Restaurante foi inaugurado em 2019, acabou que em março de 2020 a gente teve que encerrar as atividades por conta da pandemia. Agora estamos retomando. Então a unidade ficou menos de um ano aberto, e a gente entende que tem muitas pessoas na cidade que ainda não conhecem o espaço cultural, que ainda não usufruiu", explica.

Para a reabertura, todas as sextas-feiras, acontecerá no Café Teatro, que fica no primeiro subsolo, o SESC Sonoridades. O evento será às 18h30 e funciona como um happy hour com bate-papo e boa música. Esse serviço é oferecido através de uma tarifa social de R$ 2 reais (inteira), R$1 real (meia). Para essa sexta-feira (3)o Café Teatro recebe a DJ Luane Lobo, com muita música brasileira e afrobeat. Porém, toda a programação para o mês de setembro já está fechada com apresentações de artistas com Tito Pereira, DJ Pureza e outros.

Já a retomada das atividades no teatro, que também acontece em setembro, haverá um evento teste, no próximo dia 12, somente com a presença de autoridades e convidados. Porém, o público que quiser fazer parte da plateia deverá procurar o setor de cultura. A apresentação se trata de um espetáculo circense infantojuvenil, com dois palhaços em cena.

A galeria de arte também será reaberta. No dia 16 de setembro, haverá com uma exposição do artista Caribé com suas serigrafias inspiradas na obra de Jorge Amado. "Então, com todos os protocolos de segurança para fazer uma visitação segura em dois tipos: visitação livre e a visita guiada, que geralmente acontece as quintas-feiras. Quem tiver interesse pode entrar em contato com a gente, que fazemos esse agendamento e também da visita guiada, seja você com seu grupo ou independente, que queira visitar ou que é coordenador pedagógico de uma escola, professor, queira levar uma turma, queira fazer uma discussão mais ampliada", diz o produtor.

Assim como a galeria, a biblioteca, com um acervo de livros muito interessantes, ambiente adequado, além de serviço de empréstimos de livros, também estará aberta. Além das atividades abertas ao público, a instituição também está ofertando inscrições para os cursos de Introdução ao Desenho e Teatro em Tempos de Cuidado, ambos com seis vagas disponíveis. Toda a programação das atividades do SESC pode ser encontrada na rede social Instagram do SESC Feira de Santana e do SESC Bahia.

O SESC manterá a programação remota, através do projeto SESC Virtualidade. "A Bahia foi um pioneiro no Brasil a investir nessa programação virtual e ela continua todas as quintas-feiras, com programação no canal do YouTube do SESC. Aos domingos, têm as programações infantis; as terças-feiras o bate-papo com shows, tanto na área de música como também apresentações literárias, dança e circo. Então toda semana você tem um conteúdo novo, no canal de YouTube do SESC Bahia", afirma Hygor.

Nessa retomada gradual o SESC tem realizado eventos testes para sentir como é que está sendo a recepção do público, assim como testar os protocolos de segurança para que tantos visitantes, como também os colaboradores do SESC e os artistas tenham segurança nesse trabalho. Sobre as medidas de segurança, o produtor explica que todo o protocolo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) está sendo seguido à risca. "O distanciamento social, a capacidade de nossos espaços está limitada a 50% como coloca o decreto municipal; aferição de temperatura na entrada; higienização completa de todos os espaços", conclui. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 16 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/