Simpósio de Avicultura e Suinocultura estimula turismo de negócio

Cultura e EventosFeira de Santana

Simpósio de Avicultura e Suinocultura estimula turismo de negócio

Expositores apresentaram novidades em tecnologia para o setor 

Crédito: Mário Sepúlveda/FE
Encerrou na quinta-feira (20), o II Simpósio Baiano de Avicultura, em parceria com a Associação Baiana de Avicultura (ABA), que discutiu a avicultura na Bahia em âmbitos comerciais, industriais e sanitários. A Feira de Avicultura e Suinocultura Baiana, aconteceu na quadra do SESI, em Feira de Santana e promoveu avicultura e suinocultura. Além disso, expositores apresentaram novidades em tecnologia para o setor, através de 30 estandes com empresas representantes das regiões sul, sudeste e nordeste do país.

A Feira promoveu o interesse no turismo de negócios e é a única voltada para as cadeias produtivas de avicultura e suinocultura no Estado. A Profa. Dra. Masaio Mizuno Ishizuka, titular Sênior da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, diz que Simpósios dessa natureza são sempre fundamentais para a sociedade e fazem parte de um complexo chamado educação continuada.

"A educação não é somente dos veterinários, dos zootecnistas, dos engenheiros agrônomos envolvidos, direta ou indiretamente, na produção avícola e de outras espécies. Ela é também para funcionários de nível médio e técnico agrícolas, bem como, o esclarecimento aos produtores que hoje estão amparados pelo Registro Temporário (RT) por legislação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), para orientar seus colaboradores sobre as práticas de manejo. Inicialmente saúde e em seguida da produção, porque os produtores precisam de apoio técnico científico", defende a palestrante.

Dra. Masaio salienta que os profissionais não devem se valer apenas de simpósios, a cada dois anos, para melhorarem o seu nível de conhecimento. Ela defende o estudo contínuo por parte de todos os envolvidos com as produções.

"Precisam estudar assistir palestras, ler, assinar revistas especializadas para verificar as novidades da área. Eu sou professora e sei da dificuldade que é buscar conhecimento em meio à rotina, por isso, preparo apostila minha para distribuir durante o evento. Eu não vendo conhecimento, eu dou! O que eu recebi de graça, eu repasso assim. Estão saindo daqui com documentos escritos e não apenas um print da palestra". Patrícia Nascimento, organizadora do evento, diz que conseguiram realizar uma convenção maior e melhor que a anterior.

"Com maior público e patrocinadores! O nosso objetivo é a qualificação técnica do pessoal de Avicultura, não só da região, como de todo estado. Recebemos associados de todo estado, o que nos realiza bastante. Essa edição agregamos a Feira que trouxe expositores com tudo que há de mais novo e moderno da avicultura e de suinocultura. Trouxemos palestrantes com nível de pós-doutorado e reconhecimento internacional. A feira passará a ser anual e o Simpósio continua a se realiza bianualmente", explica.

O produtor Minervino Azevedo que acabou de iniciar uma produção de aves de postura, se disse muito satisfeito com evento. "É muito interessante! Precisamos, cada vez mais, aprimorar a qualidade dos produtos e isso vai impactar diretamente no resultado da operação. O que me chamou muito atenção foi exatamente a prevenção sanitária, algo que precisamos estar sempre atentos além de aumentar a cultura da nossa região com relação ao setor. A minha maior preocupação, enquanto produtor, é a infecção. Pois, aves são muitos suscetíveis", diz.

O primeiro Simpósio aconteceu em 2018, é bianual, mas estava suspenso por conta da pandemia de covid-19. De acordo com a organização, o evento busca dar destaque ao setor avícola e suinícola do estado, contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio na Bahia. O principal interesse é atrair o público baiano de produtores, técnicos, estudantes e expandir para interessados de outros estados, para empresas que buscam seu espaço, troca de informações e experiências. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/