"Tô Voltando", regravada por CARU e Canto Cego, está disponível; ouça

Cultura e EventosNas plataformas

"Tô Voltando", regravada por CARU e Canto Cego, está disponível; ouça

A versão traz a canção ao contexto atual 

Crédito: Divulgação

"Tô Voltando", canção composta por Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro no ano de 1979, é originalmente um samba sobre a saudade. Seus versos celebram o retorno ao conforto do lar, o reencontro com a pessoa amada, a intimidade e os pequenos prazeres da vida cotidiana. Mas naquele mesmo ano de 79, o Brasil inteiro viu o samba ganhar outras dimensões e entrar para história ao ser cantado na recepção dos exilados políticos que retornavam ao país após anos de exílio durante a ditadura. "Tô Voltando" se tornou um símbolo do Movimento pela Anistia e da luta democrática que ecoa até os dias de hoje e ganha uma nova leitura, quando a artista baiana CARU propôs uma parceria com a Banda Canto Cego para a regravação, lançado no último 13 de outubro. 

"Durante a pandemia, eu, assim como muitos artistas, me vi completamente perdida, artisticamente perdida. Um ímpeto/ansiedade criativa me consumiam e ao passo que eu produzia incansavelmente, pensava que nada iria dar conta do vazio que a imensidão de dor que o mundo estava/está vivendo. Então parei. Olhei pra dentro e mergulhei em mim, na minha baianidade repleta de histórias. Sai das redes e senti. Foi depois de um tempo me escutando que me lembrei da canção "Tô Voltando" e imediatamente tive a certeza que eu precisava voltar, mas não sozinha. Uma das regravações que eu mais amo é também um samba, "Zé do caroço" da Banda Canto Cego. Peguei o telefone e mandei um áudio pra Roberta: "Tenho uma ideia, bora voltar pro estúdio? Ela conversou com a Banda, eles toparam e estamos voltando", diz a cantora CARU, nascida em Feira de Santana.

A versão traz a canção ao contexto atual, honrando sua força e história, fazendo-a emergir novamente como um hino de resistência e esperança a ser entoado a plenos pulmões.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/