Aneel estima aumento de 5,6% na tarifa de energia elétrica em 2023

Economia2023

Aneel estima aumento de 5,6% na tarifa de energia elétrica em 2023

Consumidores do Norte, Centro-Oeste e Nordeste pagaram mais caro pelo serviço neste ano 

Crédito: Divulgação

A população brasileira deve pagar ainda mais em energia elétrica no próximo ano. Em previsão mais recente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que a tarifa de energia elétrica vai subir 5,6%, em média, no próxima ano. O dado foi informado na quarta-feira (23) ao grupo de Minas e Energia do governo de transição do governo Lula.

A análise aponta também, que o impacto vai variar conforme cada distribuidora de energia. De acordo com a Aneel, sete distribuidoras devem ter reajuste superior a 10%, 15 distribuidoras com reajuste entre 5% e 10%, 17 distribuidoras devem ter reajuste entre 0% e 5% e 13 distribuidoras devem ter reajuste inferior a 0%.

A variação acontece por conta dos devido aos custos de compra, transmissão e distribuição de energia, que variam conforme cada distribuidora. Além disso, Aa Aneel destacou que os percentuais de reajuste são estimativas, que podem mudar até a homologação dos novos índices tarifários.

Neste ano, o reajuste da tarifa de energia para os consumidores residenciais está, em média, em 10,83%, segundo os dados mais recentes da Aneel. O reajuste seguiu a variação do índice da inflação oficial. Os consumidores do Norte, Centro-Oeste e Nordeste tem pagado mais caro por energia elétrica. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/