Black Friday: economista traz dicas para antes, durante e depois das compras

EconomiaPromoção

Black Friday: economista traz dicas para antes, durante e depois das compras

A Black Friday acontece na última sexta do mês

Crédito: Divulgação
Novembro chegou trazendo expectativas de boas vendas para comerciantes e de compras com descontos imperdíveis para os consumidores. A Black Friday acontece na última sexta-feira do mês, dia 26, e o economista José Valmir Pedro traz algumas dicas valiosas e que podem ser usadas antes, durante e depois das compras.

O especialista explica que a data é importante para a cadeia da Economia, pois representa uma oportunidade para os comerciantes renovarem seu estoque acumulado durante o ano e liberar espaço para produtos novos para o Natal. "O consumidor ganha, pois se tiver atenção ao comprar na Black Friday pode ser bastante vantajoso; e a indústria também ganha, porque assim se abre a possibilidade de fabricação de novos produtos. E assim toda a cadeia se movimenta".

Valmir detalha as orientações para o momento antes da compra: fazer uma lista do que realmente necessita e pesquisar os preços. "Não compre mais do que precisa, isso pode causar endividamento; e sempre pesquise o preço dos produtos em várias lojas, online ou físicas. Hoje em dia existem sites como o Já Cotei, por exemplo, que são ferramentas inteligentes que nos ajudam a acompanhar a evolução de preços, o que auxilia o consumidor a não cair em falsas ofertas".

Durante as compras, o professor da Estácio destaca que a atenção deve estar na segurança dos sites e na confiabilidade das empresas. "Cuidado para não cair em golpes, pesquise antes a reputação da empresa no site Reclame Aqui e veja se há muitas reclamações sobre ela. Cuidado também com valor alto de frete: simule a compra e veja quanto ficará esse valor, pois se for muito alto, muitas vezes não vale a pena a aquisição".

E depois do consumidor já ter efetuado sua compra na Black Friday, o economista sugere que ele tenha paciência, pois sua entrega pode sofrer um pequeno atraso, o que é considerado normal, visto o número de pessoas que compraram em um mesmo período.

"E caso você tenha recebido o produto e não tenha ficado satisfeito, ou acha que foi enganado, denuncie no site e no Reclame Aqui, ou simplesmente o devolva em 7 dias, pois isso é um direito do consumidor estabelecido por lei. Quando isso ocorrer, a empresa terá que reembolsar todo o valor da compra. E pensando nisso, é importante sugerir também que não rasgue totalmente as embalagens assim que receber o produto, tente mantê-las o mais intactas possível, pois caso precise devolver você terá que fazer com a embalagem original, mesmo que com pequenas avarias", finaliza o economista.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/