Brasil retoma crescimento do PIB junto com aumento da extrema pobreza

EconomiaEconomia nacional

Brasil retoma crescimento do PIB junto com aumento da extrema pobreza

Combinação indica concentração de renda

Crédito: Divulgação

A recuperação do crescimento econômico tem sido acompanhada de uma expansão na parcela da população em situação de extrema pobreza no Brasil — combinação que indica concentração de renda.

Dessa forma, de acordo com matéria do jornal Folha de S.Paulo, entre 2016 e 2021, houve uma alta de média de 1% ao ano no Produto Interno Bruto (PIB), indicador que retrata toda a riqueza gerada no país em determinado período. Já a fatia da população na extrema pobreza cresceu 0,2 ponto percentual ao ano, segundo dados reunidos pela economista Laura Muller Machado, ex-secretária de Desenvolvimento Social do Governo de São Paulo e especialista na área.

Uma das possíveis razões para essa conjunção de resultados, segundo ela, é a piora na focalização dos benefícios sociais.

Entre 2004 e 2014, o PIB também cresceu, mas a extrema pobreza experimentou uma década de sucessivas reduções. Nesse período, o crescimento anual da renda per capita foi maior entre os mais vulneráveis (7,74%), enquanto o topo da pirâmide social teve um avanço mais tímido (3,49%), abaixo até mesmo da média nacional.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/