Brasileiros tem bilhões para receber de bancos e não sabem

EconomiaSaiba mais

Brasileiros tem bilhões para receber de bancos e não sabem

Confira se você é um deles

O Banco Central (BC) lançou um serviço que permite que os cidadãos chequem se têm dinheiro para receber de instituições financeiras. Segundo o BC, esse dinheiro são recursos de cobranças indevidas ou remanescentes de contas antigas encerradas que o cidadão talvez nem saiba que tem direito a receber.

O Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR), na página do BC na internet, permite a consulta de recursos remanescentes nas contas, para pessoas físicas e empresas, e facilita o processo de devolução. O sistema oferece informações sobre saldo credor de contas encerradas, parcelas de empréstimos e tarifas cobradas indevidamente, além de recursos não procurados após o encerramento de grupos de consórcio e cotas de capital a devolver em cooperativas de crédito, entre outros casos.

Ainda de acordo com o banco, um levantamento feito em junho de 2021 mostrou clientes tinham cerca de R$ 8 bilhões a receber dos bancos e que boa parte das pessoas desconhece ou não se lembra que tem esse direito.

Consulta

A consulta é feita em duas etapas: primeiro você verifica se tem algum dinheiro a receber. Se o sistema disser que não, encerrou-se sua pesquisa. Se disser sim, você terá que consultar os valores no Registrato e verificar:

– o total de dinheiro a receber
– o banco que deve te devolver o recurso
– a origem desse recurso

Para acessar o Registrato, o interessado deve ter o login Registrato ou o login gov.br (nível prata ou ouro).

Recebimento

Para receber os valores de volta, há duas opções que estarão disponíveis na área da consulta: se o cliente encontrar um aviso "Solicite aqui", significa que o banco aderiu ao termo do BC que prevê a devolução do valor via Pix na sua conta em até 12 dias úteis. Excepcionalmente, o banco poderá pagar via TED ou DOC, mas desde que no prazo de até 12 dias úteis e desde que na conta onde você registrou a chave Pix indicada no Registrato.

Se houver um símbolo de telefone com a indicação "Solicitar via instituição", significa que o consumidor tem valores a receber, mas o banco não aderiu ao termo do BC e, por isso, o interessado deverá entrar em contato com a instituição para combinar a devolução dos valores.

Os valores de contas anteriores a 2001 não aparecem neste sistema.

Veja também:

 

Comentários: 3

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visitante - Rafaela Paraíso Silva em Segunda, 14 Fevereiro 2022 18:40

Quero ver o valor

Quero ver o valor
Visitante - Rafaela Paraíso em Segunda, 14 Fevereiro 2022 18:41

Quero saber se eu tenho algum valor

Quero saber se eu tenho algum valor
Visitante - Rafaela Paraíso Silva em Segunda, 14 Fevereiro 2022 18:41

Quero saber se eu tenho algum valor

Quero saber se eu tenho algum valor
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/