Cinco dicas para economizar energia com ar condicionado

EconomiaSaiba mais

Cinco dicas para economizar energia com ar condicionado

Uso do aparelho também traz preocupações com a energia elétrica 

A chegada do verão e das altas temperaturas tornam o ar condicionado um grande aliado da estação. Além de proporcionar conforto térmico e comodidade, o condicionador também oferece outros benefícios na rotina, como a melhora na concentração e na produtividade. Por outro lado, esse uso frequente do aparelho também traz preocupações em relação ao aumento no consumo de energia elétrica.

Invista em um aparelho Inverter

Se o objetivo do consumidor for economizar, o modelo de ar condicionado mais indicado é o Inverter. Seu sistema possui um compressor muito eficiente que permite atingir a temperatura ideal sem desligar, evitando picos de energia e contribuindo para a economia de energia. 

Escolha a potência ideal

A potência em BTU/h do aparelho se refere a energia que é necessária para climatizar todo o ambiente de forma igual. Por meio desse cálculo, é possível determinar a capacidade e escolher o melhor aparelho de ar-condicionado de acordo com a carga térmica e o tamanho do ambiente, além de garantir economia no consumo de energia.

Escolha o local ideal

A instalação do ar condicionado deve ser feita longe da parede e dos móveis, além de ser fixado em um local alto, assim o ar se espalha em todo o ambiente de forma mais fácil. Também é importante que a parte externa seja instalada em um local com boa circulação de ar e longe da luz solar, dessa forma o aparelho não irá precisar trabalhar mais que o necessário e consumir mais energia.

Utilize a função timer

Outra recomendação para economizar energia no verão é utilizar a função timer, através dela é possível programar o aparelho para desligar sozinho quando atingir a temperatura ideal enquanto você já estiver dormindo.

Fique atento a manutenção e a limpeza do aparelho

Peças danificadas ou filtros sujos atrapalham o desempenho do aparelho e podem influenciar no aumento do consumo de energia. A limpeza do filtro tela pode ser feita semanalmente, já a manutenção periódica com a assistência técnica credenciada deve ser feita de uma a duas vezes por ano. Um aparelho em ordem e limpo traz, além do frescor, proporciona um ambiente saudável e com ar puro. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/