Henrique Meirelles diz que ‘prevaleceu uma escolha de bom senso’ sobre Ilan Goldfajn no BID

EconomiaBID

Henrique Meirelles diz que ‘prevaleceu uma escolha de bom senso’ sobre Ilan Goldfajn no BID

'BID está acima do processo partidário e ideológico', destacou o ex-ministro 

Crédito: Divulgação

Após o economista brasileiro Ilan Goldfajn ser eleito presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), após uma indicação do atual ministro da Economia, Paulo Guedes, o ex-ministro Henrique Meirelles comemorou a escolha de Goldfajn, anunciada neste domingo (20) pela instituição.

À CNN Brasil, Meirelles destacou que "é um momento importante para o Brasil e para a América Latina, pois prevaleceu uma escolha de bom senso".

"É melhor ainda que isso se dê num contexto de tentativas não tão bem sucedidas de tentar partidarizar o processo. O BID está acima do processo partidário e ideológico", disse ele, em referência à sua candidatura ter sido questionada por integrantes e ex-integrantes do governo de transição, como Gleisi Hoffmann (PT) e Guido Mantega (PT).

Ilan, que foi presidente do Banco Central no governo Michel Temer (MDB), é o primeiro brasileiro a presidir o BID, que financia grandes projetos de infraestrutura na América Latina.

"Vejo o Brasil sendo favorecido com a decisão no sentido de ter um brasileiro como presidente do banco e no sentido de ter uma pessoa técnica, capaz e fazendo uma gestão como se espera hoje no BID, que passou por um período conturbado.[…] O banco não cumpriu por causa disso a sua missão na America Latina", disse Meirelles.

Ainda neste domingo, após o anúncio, Ilan Goldfajn afirmou que a relação com o governo eleito será de "total harmonia". "São pautas muito parecidas, vamos ter um trabalho conjunto que vai florescer e eu tenho certeza que vai ser muito útil para o Brasil a interação com o BID assim como do BID com todos os governos da América Latina e do Caribe", disse Ilan na ocasião. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/